Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erik Trench Alcantara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5723
Resumo: A implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.
id INSP_23f555fef209f1a1cc1093a2af2fc90c
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5723
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gásImplementação da estratégiaPlanejamento estratégicoImplementação efetiva da estratégiaStrategy implementationStrategy implementation effectivenessStrategic planA implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.The effective strategy implementation is an extreme important element for an organization to get success and competitive advantage in their segment. However, differently from the concept of strategic planning, which has a vast and abundant literature, little attention has been given to the concept of strategic implementation, especially when it comes to an academic context to understand this phenomenon. In this way, based on evidence from a longitudinal case study in an oil and gas company, this study significantly contributes to improving the construct of effective strategy implementation, by analyzing the actions and results of the process adopted by this company for over ten years. Therefore, this study is detailing the interactions between the following dimensions: (1) the dynamic managerial capabilities required to create the greatest context for strategy implementation, (2) the choice of structural and interpersonal managerial actions that supports the implementation process and (3) the necessary conditions to effective strategy implementation. By explaining in a practical way all these concepts and relationships, it is possible to improve the introductory model, which can be used as a basis for building knowledge about this theoretical field.MestradoCabral, SandroSantos, Erik Trench AlcantaraSantos, Erik Trench Alcantara2023-06-15T18:48:41Z2023-06-15T18:48:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis102 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5723BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:19:30Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:19:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
title Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
spellingShingle Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
Santos, Erik Trench Alcantara
Implementação da estratégia
Planejamento estratégico
Implementação efetiva da estratégia
Strategy implementation
Strategy implementation effectiveness
Strategic plan
title_short Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
title_full Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
title_fullStr Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
title_full_unstemmed Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
title_sort Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
author Santos, Erik Trench Alcantara
author_facet Santos, Erik Trench Alcantara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Sandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Erik Trench Alcantara
Santos, Erik Trench Alcantara
dc.subject.por.fl_str_mv Implementação da estratégia
Planejamento estratégico
Implementação efetiva da estratégia
Strategy implementation
Strategy implementation effectiveness
Strategic plan
topic Implementação da estratégia
Planejamento estratégico
Implementação efetiva da estratégia
Strategy implementation
Strategy implementation effectiveness
Strategic plan
description A implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-06-15T18:48:41Z
2023-06-15T18:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5723
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986262452371456