Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lusni, Rafael Zapata
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2768
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar os perfis e prêmios salariais de acordo com níveis educacionais da população brasileira, calcular as taxas internas de retorno (TIR’s) do investimento em educação por parte do governo entre 2001 e 2015, bem como a evolução destes resultados neste período. Todas as análises são feitas separadamente por sexo (masculino e feminino) e por grupos de raça/cor (brancos e negros). O foco das análises é tanto a evolução dos números ao longo do período quanto o comparativo entre os estratos da população. Toda a análise dos perfis, prêmios e TIR’s é feita a partir do arcabouço teórico empregado por Barbosa Filho e Pessôa (2008), com destaque para a metodologia de cálculo completo da TIR da educação. Este estudo se faz relevante por atualizar e complementar o artigo base ampliando o grupo populacional analisado. Os resultados apontam que as diferenças salarias entre os grupos persistiram ao longo do período, também que a diferenciação entres os salários não ocorre de maneira clara no início do ciclo de vida profissional dos indivíduos, mas que aparentemente surge e se perpetua com o passar dos anos. E, por fim, os resultados mostram que apesar de continuarem positivas, as TIR’s da educação diminuíram neste período, dando continuidade ao processo que Barbosa Filho e Pessôa já haviam reportado para a comparação do início dos anos 2000 com as décadas de 1980 e 1990.
id INSP_2b7dfaab4b2aa15c0e4c13c71fb537c9
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2768
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015Taxa interna de retorno; Investimento educacional; gaps salariais; prêmio salarial educacional; perfil salarialInternal rates of return; Education investment; wage gaps; Education wage premium; Salary profile.Esta dissertação tem como objetivo analisar os perfis e prêmios salariais de acordo com níveis educacionais da população brasileira, calcular as taxas internas de retorno (TIR’s) do investimento em educação por parte do governo entre 2001 e 2015, bem como a evolução destes resultados neste período. Todas as análises são feitas separadamente por sexo (masculino e feminino) e por grupos de raça/cor (brancos e negros). O foco das análises é tanto a evolução dos números ao longo do período quanto o comparativo entre os estratos da população. Toda a análise dos perfis, prêmios e TIR’s é feita a partir do arcabouço teórico empregado por Barbosa Filho e Pessôa (2008), com destaque para a metodologia de cálculo completo da TIR da educação. Este estudo se faz relevante por atualizar e complementar o artigo base ampliando o grupo populacional analisado. Os resultados apontam que as diferenças salarias entre os grupos persistiram ao longo do período, também que a diferenciação entres os salários não ocorre de maneira clara no início do ciclo de vida profissional dos indivíduos, mas que aparentemente surge e se perpetua com o passar dos anos. E, por fim, os resultados mostram que apesar de continuarem positivas, as TIR’s da educação diminuíram neste período, dando continuidade ao processo que Barbosa Filho e Pessôa já haviam reportado para a comparação do início dos anos 2000 com as décadas de 1980 e 1990.This dissertation aims to analyze salary profiles and wages according to educational levels of the Brazilian population, calculate the internal rates of return (IRRs) to education investment by the government between 2001 and 2015, as well as the evolution of these results throughout this period. All analyzes are done separately by sex (male and female) and by race/color groups (white and black). The focus of the analyzes is both the evolution of the numbers over the period and the comparative among the strata of the population. All profiles, prizes and IRRs are analyzed based on the theoretical framework employed by Barbosa Filho and Pessôa (2008), with emphasis on the methodology for calculating the IRR in education. This study is relevant for updating and complementing the base article increasing the focus of the analyzed groups of population. The results show that the wage differences between the groups persisted throughout the period, also that the differentiation between wages does not occur clearly in the beginning of the professional life cycle of the individuals, but apparently it comes into sight and perpetuates over the years. Finally, the results show that although they remained positive, the education IRRs decreased during this period, continuing the process that Barbosa Filho and Pessôa had already reported for the comparison of the early 2000s with the 1980s and 1990s.Madalozzo, Regina CarlaLusni, Rafael ZapataLusni, Rafael Zapata2021-09-13T03:21:50Z2021-04-17T23:42:49Z2021-09-13T03:21:50Z20182021-04-17T23:42:49Z20182018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis49 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2768São Paulo, SPTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:29:15Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:29:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
title Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
spellingShingle Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
Lusni, Rafael Zapata
Taxa interna de retorno; Investimento educacional; gaps salariais; prêmio salarial educacional; perfil salarial
Internal rates of return; Education investment; wage gaps; Education wage premium; Salary profile.
title_short Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
title_full Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
title_fullStr Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
title_full_unstemmed Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
title_sort Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
author Lusni, Rafael Zapata
author_facet Lusni, Rafael Zapata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madalozzo, Regina Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Lusni, Rafael Zapata
Lusni, Rafael Zapata
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa interna de retorno; Investimento educacional; gaps salariais; prêmio salarial educacional; perfil salarial
Internal rates of return; Education investment; wage gaps; Education wage premium; Salary profile.
topic Taxa interna de retorno; Investimento educacional; gaps salariais; prêmio salarial educacional; perfil salarial
Internal rates of return; Education investment; wage gaps; Education wage premium; Salary profile.
description Esta dissertação tem como objetivo analisar os perfis e prêmios salariais de acordo com níveis educacionais da população brasileira, calcular as taxas internas de retorno (TIR’s) do investimento em educação por parte do governo entre 2001 e 2015, bem como a evolução destes resultados neste período. Todas as análises são feitas separadamente por sexo (masculino e feminino) e por grupos de raça/cor (brancos e negros). O foco das análises é tanto a evolução dos números ao longo do período quanto o comparativo entre os estratos da população. Toda a análise dos perfis, prêmios e TIR’s é feita a partir do arcabouço teórico empregado por Barbosa Filho e Pessôa (2008), com destaque para a metodologia de cálculo completo da TIR da educação. Este estudo se faz relevante por atualizar e complementar o artigo base ampliando o grupo populacional analisado. Os resultados apontam que as diferenças salarias entre os grupos persistiram ao longo do período, também que a diferenciação entres os salários não ocorre de maneira clara no início do ciclo de vida profissional dos indivíduos, mas que aparentemente surge e se perpetua com o passar dos anos. E, por fim, os resultados mostram que apesar de continuarem positivas, as TIR’s da educação diminuíram neste período, dando continuidade ao processo que Barbosa Filho e Pessôa já haviam reportado para a comparação do início dos anos 2000 com as décadas de 1980 e 1990.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018
2021-09-13T03:21:50Z
2021-04-17T23:42:49Z
2021-09-13T03:21:50Z
2021-04-17T23:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2768
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986254831321088