A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1733
Resumo: Este estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.
id INSP_2ff9a96afd5e39e9a930b191184f4d0d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1733
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São PauloEducação ambientalSustentabilidadeGraduação em administração de empresasEnvironmental educationSustainabilityDegree in business administrationEste estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.This study aims to highlight elements related to sustainability in the education of the main business schools in the city of São Paulo, indicating what has been done and where there is still room for improvement at the education level of administrators for a sustainable and conscious management in the future. The study covers the transition from traditional business administration education to a new context of environmental concern, the institutional importance of including environmental education on leader training, the risks and opportunities for manager's qualification and the way business schools may have the means to potentialize this transformation. Thus, these factors will be analysed through comparison of elements that are part of the graduation at leading Business Administration schools in São Paulo and the students view on the necessity of incorporation and expansion of environmental sustainability education.Claro, Priscila Borin de OliveiraCaldas, Ana Carolina CiaravoloCaldas, Ana Carolina Ciaravolo2018-02-21T11:05:50Z2021-09-13T02:47:45Z20162018-02-21T11:05:50Z2021-09-13T02:47:45Z20162016bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion62 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1733São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:16:31Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:16:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
title A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
spellingShingle A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
Educação ambiental
Sustentabilidade
Graduação em administração de empresas
Environmental education
Sustainability
Degree in business administration
title_short A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
title_full A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
title_fullStr A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
title_full_unstemmed A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
title_sort A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo
author Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
author_facet Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Claro, Priscila Borin de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
Caldas, Ana Carolina Ciaravolo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade
Graduação em administração de empresas
Environmental education
Sustainability
Degree in business administration
topic Educação ambiental
Sustentabilidade
Graduação em administração de empresas
Environmental education
Sustainability
Degree in business administration
description Este estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016
2018-02-21T11:05:50Z
2018-02-21T11:05:50Z
2021-09-13T02:47:45Z
2021-09-13T02:47:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1733
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986263576444928