Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarido, Aluizio Bomfim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740
Resumo: Os aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.
id INSP_302e5e0052853d75fb71badd96eec31a
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2740
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos BrasileirosMedida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEAEfficiency Measure; Airports; DEA MethodologyOs aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.Airports can be singled out as one of the great tools for the economic development of a country. The planning of airport infrastructure depends largely on macroeconomic and mainly on GDP growth. In Brazil, after the concession of the airports, it was evident the difficulty of the managers in measuring the respective efficiency of an airport. International studies point to the DEA - Data Envelopment Analysis methodology as being the most appropriate for this type of measurement. In this way, this study aimed to present the use of DEA to measure the efficiency of Brazilian airports, taking into consideration the parameters of infrastructure, number of passengers and level of satisfaction. In the conclusion of this study it is possible to observe that the use of DEA is able to serve as a decision-making tool and to subsidize the planning of investments and interventions in the short and medium term, and can be extended to any other areas evaluated by the research notes of satisfaction, such as commercial area, security area, parking aprons, runways and etc. In addition, the use of efficiency and satisfaction criteria should be an instrument to reward airports that are on the efficiency curve, since many of the factors depend on the costs of working with third parties.Moita, Rodrigo Menon SimõesMargarido, Aluizio BomfimMargarido, Aluizio Bomfim2021-09-13T03:21:28Z2021-04-16T11:41:52Z2021-09-13T03:21:28Z20182021-04-16T11:41:52Z20182018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis50 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740São Paulo, SPTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:53:28Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:53:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
title Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
spellingShingle Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
Margarido, Aluizio Bomfim
Medida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEA
Efficiency Measure; Airports; DEA Methodology
title_short Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
title_full Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
title_fullStr Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
title_full_unstemmed Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
title_sort Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros
author Margarido, Aluizio Bomfim
author_facet Margarido, Aluizio Bomfim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarido, Aluizio Bomfim
Margarido, Aluizio Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Medida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEA
Efficiency Measure; Airports; DEA Methodology
topic Medida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEA
Efficiency Measure; Airports; DEA Methodology
description Os aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018
2021-09-13T03:21:28Z
2021-04-16T11:41:52Z
2021-09-13T03:21:28Z
2021-04-16T11:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986255304228864