O modelo federalista canadense e a coordenação de políticas públicas de educação na província de Ontário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3351 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o caso de sucesso do sistema educacional da província de Ontário e busca entender quais seus pontos fortes e fracos na perspectiva da coordenação de políticas e, principalmente, na relação com o governo federal e com outros entes federativos. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e de dados oficiais, além de uma entrevista com Mary Jean Gallagher, antiga vice-ministra de educação da província de Ontário. A partir das informações levantadas, buscou-se realizar uma análise pormenorizada das características principais do sistema educacional de Ontário, mapeando stakeholders, estruturas e formas de organização, de forma a identificar lições para o modelo educacional brasileiro. Embora existam muitas diferenças entre a realidade brasileira e a canadense, Ontário mostra-se como um estudo de caso interessante, tanto pela sua história de território colonizado, bem como a grande diversidade representada pelo elevado número de imigrantes e os desafios que a província enfrenta no que tange à oferta de uma educação de qualidade para todos. A partir de um estudo detalhado do sistema e dos principais aspectos apontados por especialistas como essenciais para o sucesso dos resultados educacionais em Ontário, buscou-se identificar caminhos possíveis e inspirações para o modelo educacional brasileiro. |
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O modelo federalista canadense e a coordenação de políticas públicas de educação na província de OntárioFederalismoEducaçãoAutonomiaDescentralizaçãoCoordenação de Políticas PúblicasCanadáOntárioFederalismEducationAutonomyDecentralizationPublic Policy CoordinationO presente trabalho analisa o caso de sucesso do sistema educacional da província de Ontário e busca entender quais seus pontos fortes e fracos na perspectiva da coordenação de políticas e, principalmente, na relação com o governo federal e com outros entes federativos. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e de dados oficiais, além de uma entrevista com Mary Jean Gallagher, antiga vice-ministra de educação da província de Ontário. A partir das informações levantadas, buscou-se realizar uma análise pormenorizada das características principais do sistema educacional de Ontário, mapeando stakeholders, estruturas e formas de organização, de forma a identificar lições para o modelo educacional brasileiro. Embora existam muitas diferenças entre a realidade brasileira e a canadense, Ontário mostra-se como um estudo de caso interessante, tanto pela sua história de território colonizado, bem como a grande diversidade representada pelo elevado número de imigrantes e os desafios que a província enfrenta no que tange à oferta de uma educação de qualidade para todos. A partir de um estudo detalhado do sistema e dos principais aspectos apontados por especialistas como essenciais para o sucesso dos resultados educacionais em Ontário, buscou-se identificar caminhos possíveis e inspirações para o modelo educacional brasileiro.This paper analyzes the case of success of the educational system of the province of Ontario and seeks to understand its strengths and weaknesses in the perspective of policy coordination and, mainly, in the relationship between federal government and other federative entities. The research was carried out through a bibliographic survey and official data, in addition to an interview with Mary Jean Gallagher, former deputy minister of education for the province of Ontario. From the information gathered, we sought to carry out a detailed analysis of the main characteristics of the Ontario educational system, mapping stakeholders, structures, and forms of organization, to identify lessons for the Brazilian educational model. Although there are many differences between the Brazilian and Canadian reality, Ontario is an interesting case study, both for its history of colonized territory, as well as the great diversity represented by the high number of immigrants and the challenges that the province faces for regarding the provision of quality education for all. Based on a detailed study of the system and the main aspects pointed out by specialists as essential for the success of educational results in Ontario, we intend to identify possible paths and inspirations for the Brazilian educational model.Bachur, João PauloSilva, Bartholomeu Eneias Gomes daSilva, Bartholomeu Eneias Gomes da2022-06-30T20:22:25Z2022-06-30T20:22:25Z20202020bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3351São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:28:03Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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