A psicologia do crédito – a influência de variáveis psicológicas na propensão ao endividamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasolin, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2185
Resumo: Com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre os fatores psicológicos que levam ao endividamento, este trabalho irá investigar a influência de variáveis, trazidas da Psicologia Econômica, na propensão ao endividamento de pessoas físicas. O trabalho contribui para o controle da inadimplência de pessoas físicas. Por meio de um estudo quantitativo, em que a coleta de dados ocorreu através de uma survey, contendo questões que mensuraram o perfil psicológico dos indivíduos, assim como dados demográficos e questões sobre endividamento, pretende-se confirmar a relevância estatística destas variáveis. Como principal contribuição da pesquisa deve-se destacar a tentativa de desenvolver um modelo de propensão ao endividamento, selecionando variáveis psicológicas (compras impulsivas, materialismo, comparação social e estado emocional) que influenciam o comportamento. Foram realizadas duas análises: uma modelagem de equações estruturais, que confirmou as variáveis de centralidade de aquisição (uma das dimensões de materialismo) e comparação social como significativas para o modelo, e uma regressão logística que confirmou as variáveis sucesso (uma das dimensões de materialismo) e estado emocional como significativas para o modelo. Com os resultados obtidos, pode-se conhecer o perfil do novo consumidor e desenvolver ações para prevenir o endividamento e auxiliar os indivíduos que já estão inadimplentes.
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spelling A psicologia do crédito – a influência de variáveis psicológicas na propensão ao endividamentoCompras Impulsivas, Materialismo, Comparação Social, Estado Emocional na Compra, Propensão ao EndividamentoCom o objetivo de aprofundar o entendimento sobre os fatores psicológicos que levam ao endividamento, este trabalho irá investigar a influência de variáveis, trazidas da Psicologia Econômica, na propensão ao endividamento de pessoas físicas. O trabalho contribui para o controle da inadimplência de pessoas físicas. Por meio de um estudo quantitativo, em que a coleta de dados ocorreu através de uma survey, contendo questões que mensuraram o perfil psicológico dos indivíduos, assim como dados demográficos e questões sobre endividamento, pretende-se confirmar a relevância estatística destas variáveis. Como principal contribuição da pesquisa deve-se destacar a tentativa de desenvolver um modelo de propensão ao endividamento, selecionando variáveis psicológicas (compras impulsivas, materialismo, comparação social e estado emocional) que influenciam o comportamento. Foram realizadas duas análises: uma modelagem de equações estruturais, que confirmou as variáveis de centralidade de aquisição (uma das dimensões de materialismo) e comparação social como significativas para o modelo, e uma regressão logística que confirmou as variáveis sucesso (uma das dimensões de materialismo) e estado emocional como significativas para o modelo. Com os resultados obtidos, pode-se conhecer o perfil do novo consumidor e desenvolver ações para prevenir o endividamento e auxiliar os indivíduos que já estão inadimplentes.In order to deepening the understanding of the psychological factors that lead to indebtedness, this paper will investigate the influence of variables, from Economic Psychology, on the propensity to indebtedness of individuals. The work contributes to the improvement of the understanding of delinquency control of individuals. Through a quantitative study, in which the data collection took place through a survey containing questions that measured the psychological profile of the individuals, as well as demographic data and questions about indebtedness, we intend to confirm the statistical relevance of these variables. Two analyses were carried out: a structural equation modeling, which confirmed centrality of acquisition and a social relation as significant for the model, and a logistic regression that confirmed success variable (one of the dimensions of materialism), and emotional state as significant for the model. The main contribution of the research is the attempt to develop a model of propensity for indebtedness, selecting psychological variables (impulsive purchases, materialism, social comparison and emotional state) that influence behavior. With this, one can know the profile of the new consumer and take actions to prevent indebtedness and assist individuals who are already in default.Bortoluzzo, Adriana BruscatoBrasolin, FernandaBrasolin, Fernanda2021-09-13T03:11:11Z2019-07-06T15:51:07Z2021-09-13T03:11:11Z20172019-07-06T15:51:07Z20172017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis44 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2185S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:34:35Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:34:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
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