O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audi, André Basile
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3773
Resumo: Nesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.
id INSP_411f4cd2b08d74d223cad9434ecde805
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/3773
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileirosEducaçãoCrimes ViolentosCriminalidadeMunicípiosBrasilEducationViolent CrimesCriminalityCountiesCountiesNesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.In this paper I examine the relationship between education and violent crimes. The crime debate has revolved around pragmatic solutions to the public safety. When we compare Brazil’s criminal situation with the rest of the world, we realize that there is still much to be achieved in this area, as the country still ranks among one of the most violent in the world. We used a pannel regression, with information disclosed in the IBGE Demographic Census and vital statistics from DATASUS. A preliminary analysis of the data points to a significant advance in the scope of education in Brazil. Estimates show that a 1% increase in the number of high school graduates between 18 and 22 years can lead to a decrease in the number of deaths from external causes by 0.38 per 100,000 inhabitants in Brazilian counties.GraduaçãoMenezes Filho, Naercio Aquino MenezesAudi, André BasileAudi, André Basile2022-07-20T19:29:01Z2022-07-20T19:29:01Z2019bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion34 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3773BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-07-11T04:10:24Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-11T04:10:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
title O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
spellingShingle O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
Audi, André Basile
Educação
Crimes Violentos
Criminalidade
Municípios
Brasil
Education
Violent Crimes
Criminality
Counties
Counties
title_short O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
title_full O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
title_fullStr O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
title_full_unstemmed O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
title_sort O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros
author Audi, André Basile
author_facet Audi, André Basile
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes Filho, Naercio Aquino Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Audi, André Basile
Audi, André Basile
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crimes Violentos
Criminalidade
Municípios
Brasil
Education
Violent Crimes
Criminality
Counties
Counties
topic Educação
Crimes Violentos
Criminalidade
Municípios
Brasil
Education
Violent Crimes
Criminality
Counties
Counties
description Nesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-07-20T19:29:01Z
2022-07-20T19:29:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3773
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 p.
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986249110290432