A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150 |
Resumo: | Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual. |
id |
INSP_449e51983fe82515d48e4de4bf723987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4150 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professoreducação infantilatraso escolarescolaEste artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.Texto Completoipea2022-10-06T15:16:47Z2022-10-06T15:16:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 419-445Digitalapplication/pdfapplication/pdf2237-2091https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150343Pesquisa e Planejamento EconômicoBrasilO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Danielle CarusiGonzaga, GustavoSERGIO PINHEIRO FIRPOMachado, Danielle CarusiGonzaga, Gustavoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-29T03:01:33Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-29T03:01:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
title |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
spellingShingle |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor Machado, Danielle Carusi educação infantil atraso escolar escola |
title_short |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
title_full |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
title_fullStr |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
title_full_unstemmed |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
title_sort |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor |
author |
Machado, Danielle Carusi |
author_facet |
Machado, Danielle Carusi Gonzaga, Gustavo SERGIO PINHEIRO FIRPO |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Gustavo SERGIO PINHEIRO FIRPO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Danielle Carusi Gonzaga, Gustavo SERGIO PINHEIRO FIRPO Machado, Danielle Carusi Gonzaga, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil atraso escolar escola |
topic |
educação infantil atraso escolar escola |
description |
Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2022-10-06T15:16:47Z 2022-10-06T15:16:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2237-2091 https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150 3 43 |
identifier_str_mv |
2237-2091 3 43 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Planejamento Econômico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 419-445 Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ipea |
publisher.none.fl_str_mv |
ipea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986270096490496 |