A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Danielle Carusi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonzaga, Gustavo, SERGIO PINHEIRO FIRPO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150
Resumo: Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.
id INSP_449e51983fe82515d48e4de4bf723987
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4150
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professoreducação infantilatraso escolarescolaEste artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.Texto Completoipea2022-10-06T15:16:47Z2022-10-06T15:16:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 419-445Digitalapplication/pdfapplication/pdf2237-2091https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150343Pesquisa e Planejamento EconômicoBrasilO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Danielle CarusiGonzaga, GustavoSERGIO PINHEIRO FIRPOMachado, Danielle CarusiGonzaga, Gustavoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-29T03:01:33Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-29T03:01:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
title A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
spellingShingle A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
Machado, Danielle Carusi
educação infantil
atraso escolar
escola
title_short A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
title_full A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
title_fullStr A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
title_full_unstemmed A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
title_sort A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor
author Machado, Danielle Carusi
author_facet Machado, Danielle Carusi
Gonzaga, Gustavo
SERGIO PINHEIRO FIRPO
author_role author
author2 Gonzaga, Gustavo
SERGIO PINHEIRO FIRPO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Danielle Carusi
Gonzaga, Gustavo
SERGIO PINHEIRO FIRPO
Machado, Danielle Carusi
Gonzaga, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
atraso escolar
escola
topic educação infantil
atraso escolar
escola
description Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-10-06T15:16:47Z
2022-10-06T15:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2237-2091
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150
3
43
identifier_str_mv 2237-2091
3
43
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa e Planejamento Econômico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 419-445
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv ipea
publisher.none.fl_str_mv ipea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986270096490496