A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000692k |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4891 |
Resumo: | Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual. |
id |
IPEA_ddf45bfcb35dae7887d351fac6bee804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4891 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professorThe relationship between proficiency and within-class age dispersion : the influence of teacher’s qualificationss: the influence of teacher’s qualificationIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Educação Pré-PrimáriaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Primáriaseducação infantilatraso escolarescolaEste artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.p. 419-445 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-10-27T17:53:09Z2015-10-27T17:53:09Z2013-12Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4891ark:/51990/001300000692khttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3327Brasil2011Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Danielle CarusiFirpo, Sérgio PinheiroGonzaga, Gustavopor2020-11-26T20:48:23Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4891Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-11-26T20:48:23Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor The relationship between proficiency and within-class age dispersion : the influence of teacher’s qualificationss: the influence of teacher’s qualification |
title |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
spellingShingle |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor Machado, Danielle Carusi IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Educação Pré-Primária IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Primárias educação infantil atraso escolar escola |
title_short |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
title_full |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
title_fullStr |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
title_full_unstemmed |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
title_sort |
A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
author |
Machado, Danielle Carusi |
author_facet |
Machado, Danielle Carusi Firpo, Sérgio Pinheiro Gonzaga, Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Firpo, Sérgio Pinheiro Gonzaga, Gustavo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Danielle Carusi Firpo, Sérgio Pinheiro Gonzaga, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Educação Pré-Primária IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Primárias educação infantil atraso escolar escola |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Educação Pré-Primária IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas Primárias educação infantil atraso escolar escola |
description |
Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2015-10-27T17:53:09Z 2015-10-27T17:53:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4891 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000692k |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4891 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000692k |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil 2011 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://ppe.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173068619776000 |