Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2438 |
Resumo: | Globalmente a publicidade em televisão movimenta quase 200 bilhões de dólares por ano. No Brasil, onde o meio captura sozinho mais de 61% dos investimentos em pu-blicidade, o papel da televisão na economia e sociedade é ainda mais relevante. Neste trabalho previmos a audiência de televisão em São Paulo no horário nobre utilizando um modelo inspirado no logit aninhado. Com essa abordagem, dividimos o processo de escolha dos indivíduos em duas fases e determinamos os impulsionadores das decisões de ligar a televisão e, em um segundo estágio, qual o canal assistir. Concluímos pela existência de um efeito sazonal na audiência como um todo, mas não encontramos evidências de que, uma vez que o indivíduo decide assistir televisão, que a escolha de algum dos quatro canais utilizados no estudo, esteja sujeita a essas sazonalidades. Além disso, a análise não nos permitiu identificar alterações significativas na audiên-cia total nos feriados e emendas, mas foi possível identificar um aumento do interesse do telespectador pelo canal de variedades em tais datas. Segundo o modelo, os Jogos Olímpicos de 2016 provocaram uma sutil redução na audiência total, mas os canais abertos, que fizeram a cobertura dos jogos obtiveram significativos ganhos de partici-pação no período. Não observamos o mesmo comportamento em relação aos Jogos Paraolímpicos. |
id |
INSP_450aa18d9362c08c19abeb588b2a1ca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2438 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisãoTelevisão brasileira, audiência, Jogos OlimpicosGlobalmente a publicidade em televisão movimenta quase 200 bilhões de dólares por ano. No Brasil, onde o meio captura sozinho mais de 61% dos investimentos em pu-blicidade, o papel da televisão na economia e sociedade é ainda mais relevante. Neste trabalho previmos a audiência de televisão em São Paulo no horário nobre utilizando um modelo inspirado no logit aninhado. Com essa abordagem, dividimos o processo de escolha dos indivíduos em duas fases e determinamos os impulsionadores das decisões de ligar a televisão e, em um segundo estágio, qual o canal assistir. Concluímos pela existência de um efeito sazonal na audiência como um todo, mas não encontramos evidências de que, uma vez que o indivíduo decide assistir televisão, que a escolha de algum dos quatro canais utilizados no estudo, esteja sujeita a essas sazonalidades. Além disso, a análise não nos permitiu identificar alterações significativas na audiên-cia total nos feriados e emendas, mas foi possível identificar um aumento do interesse do telespectador pelo canal de variedades em tais datas. Segundo o modelo, os Jogos Olímpicos de 2016 provocaram uma sutil redução na audiência total, mas os canais abertos, que fizeram a cobertura dos jogos obtiveram significativos ganhos de partici-pação no período. Não observamos o mesmo comportamento em relação aos Jogos Paraolímpicos.Globally TV advertising generates annual revenues of more than 200 Billion Dollars. In Brazil, where this media captures more than 61% of ad investment, it assumes an even more relevant position in society and economy. In this work we forecasted prime time television ratings in Sao Paulo using a model inspired by the nested logit. This approach allowed us to split individual’s decision process in two stages and determine the decisions drivers to turn on the television and then which channel to watch. We verified the existence of a seasonal effect in the total audience - the number of individuals that turn on the TV-, but we found no evidence that, once the individual decided to watch television, the choice of any of the four channels used in the study is subject to seasonality. Moreover, the analysis did not show significant changes in the total audience in hol-idays and long weekends, but it was possible to identify an increase in the interest of the viewer by the channel of varieties on such dates. According to the model, the 2016 Olympic Games caused a subtle reduction in the total audience, but the open channels, which made the coverage of the games obtained significant gains of share in the period. We do not observe the same behavior in relation to the Paralympic Games.Artes, RinaldoSilva, Flavio Ribeiro BragançaSilva, Flavio Ribeiro Bragança2021-09-13T03:17:52Z2019-09-07T00:44:53Z2021-09-13T03:17:52Z20182019-09-07T00:44:53Z20182018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis40 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2438São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:29:11Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:29:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
title |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
spellingShingle |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão Silva, Flavio Ribeiro Bragança Televisão brasileira, audiência, Jogos Olimpicos |
title_short |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
title_full |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
title_fullStr |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
title_full_unstemmed |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
title_sort |
Aspectos microeconômicos e aplicação de modelo logit aninhado na estimação de audiência de televisão |
author |
Silva, Flavio Ribeiro Bragança |
author_facet |
Silva, Flavio Ribeiro Bragança |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Artes, Rinaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flavio Ribeiro Bragança Silva, Flavio Ribeiro Bragança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão brasileira, audiência, Jogos Olimpicos |
topic |
Televisão brasileira, audiência, Jogos Olimpicos |
description |
Globalmente a publicidade em televisão movimenta quase 200 bilhões de dólares por ano. No Brasil, onde o meio captura sozinho mais de 61% dos investimentos em pu-blicidade, o papel da televisão na economia e sociedade é ainda mais relevante. Neste trabalho previmos a audiência de televisão em São Paulo no horário nobre utilizando um modelo inspirado no logit aninhado. Com essa abordagem, dividimos o processo de escolha dos indivíduos em duas fases e determinamos os impulsionadores das decisões de ligar a televisão e, em um segundo estágio, qual o canal assistir. Concluímos pela existência de um efeito sazonal na audiência como um todo, mas não encontramos evidências de que, uma vez que o indivíduo decide assistir televisão, que a escolha de algum dos quatro canais utilizados no estudo, esteja sujeita a essas sazonalidades. Além disso, a análise não nos permitiu identificar alterações significativas na audiên-cia total nos feriados e emendas, mas foi possível identificar um aumento do interesse do telespectador pelo canal de variedades em tais datas. Segundo o modelo, os Jogos Olímpicos de 2016 provocaram uma sutil redução na audiência total, mas os canais abertos, que fizeram a cobertura dos jogos obtiveram significativos ganhos de partici-pação no período. Não observamos o mesmo comportamento em relação aos Jogos Paraolímpicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018 2019-09-07T00:44:53Z 2019-09-07T00:44:53Z 2021-09-13T03:17:52Z 2021-09-13T03:17:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2438 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986257383555072 |