Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4894 |
Resumo: | Vários pesquisadores nacionais vêm celebrando o aumento das colaborações entre autores e instituições. Esse aumento de colaboração se dá de forma paralela ao aumento de produtividade e qualidade da produção nacional. Nesse artigo, nos interessamos em analisar os aspectos institucionais, formais e informais, subjacentes à co-autoria. Esses elementos fornecem subsídios para interpretar o sentido da ação da colaboração, além da descrição do comportamento. Através da utilização da etnometodologia, propomos para os respondentes que se posicionassem frente a situações fictícias de co-autoria. Esse posicionamento inclui tanto a explicitação da opinião sobre o que deveria ser feito, assim como a percepção das práticas mais recorrentes na comunidade onde estava inserido. Os resultados apontam uma forte associação entre as percepções das práticas da comunidade com o vínculo institucional. Em contraste, outras características pessoais não se mostraram relevantes. Além disso, não houve nenhum padrão identificado entre as opiniões sobre a co-autoria e qualquer variável individual. A partir desse quadro e munidos dos comentários dos respondentes, traçamos algumas intepretações dos mecanismos que levam aos mecanismos distintos observados. |
id |
INSP_45558b9c5d8155bd4b12a38c97283dbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4894 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoriaco-autoriavariável individualvínculo institucionalVários pesquisadores nacionais vêm celebrando o aumento das colaborações entre autores e instituições. Esse aumento de colaboração se dá de forma paralela ao aumento de produtividade e qualidade da produção nacional. Nesse artigo, nos interessamos em analisar os aspectos institucionais, formais e informais, subjacentes à co-autoria. Esses elementos fornecem subsídios para interpretar o sentido da ação da colaboração, além da descrição do comportamento. Através da utilização da etnometodologia, propomos para os respondentes que se posicionassem frente a situações fictícias de co-autoria. Esse posicionamento inclui tanto a explicitação da opinião sobre o que deveria ser feito, assim como a percepção das práticas mais recorrentes na comunidade onde estava inserido. Os resultados apontam uma forte associação entre as percepções das práticas da comunidade com o vínculo institucional. Em contraste, outras características pessoais não se mostraram relevantes. Além disso, não houve nenhum padrão identificado entre as opiniões sobre a co-autoria e qualquer variável individual. A partir desse quadro e munidos dos comentários dos respondentes, traçamos algumas intepretações dos mecanismos que levam aos mecanismos distintos observados.Texto completoANPAD2022-12-11T23:35:58Z2022-12-11T23:35:58Z2008conference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 1-15Digitalapplication/pdf2177-25762177-2568https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4894EnANPAD - Encontro da ANPADBrasilRio de JaneiroO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirschbaum, CharlesStrehlau, SuzaneMascarenhas, André OfenhejmKirschbaum, CharlesStrehlau, SuzaneMascarenhas, André Ofenhejmporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:15:42Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
title |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
spellingShingle |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria Kirschbaum, Charles co-autoria variável individual vínculo institucional |
title_short |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
title_full |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
title_fullStr |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
title_full_unstemmed |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
title_sort |
Aspectos Institucionais nas Relações de Co-Autoria |
author |
Kirschbaum, Charles |
author_facet |
Kirschbaum, Charles Strehlau, Suzane Mascarenhas, André Ofenhejm |
author_role |
author |
author2 |
Strehlau, Suzane Mascarenhas, André Ofenhejm |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirschbaum, Charles Strehlau, Suzane Mascarenhas, André Ofenhejm Kirschbaum, Charles Strehlau, Suzane Mascarenhas, André Ofenhejm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
co-autoria variável individual vínculo institucional |
topic |
co-autoria variável individual vínculo institucional |
description |
Vários pesquisadores nacionais vêm celebrando o aumento das colaborações entre autores e instituições. Esse aumento de colaboração se dá de forma paralela ao aumento de produtividade e qualidade da produção nacional. Nesse artigo, nos interessamos em analisar os aspectos institucionais, formais e informais, subjacentes à co-autoria. Esses elementos fornecem subsídios para interpretar o sentido da ação da colaboração, além da descrição do comportamento. Através da utilização da etnometodologia, propomos para os respondentes que se posicionassem frente a situações fictícias de co-autoria. Esse posicionamento inclui tanto a explicitação da opinião sobre o que deveria ser feito, assim como a percepção das práticas mais recorrentes na comunidade onde estava inserido. Os resultados apontam uma forte associação entre as percepções das práticas da comunidade com o vínculo institucional. Em contraste, outras características pessoais não se mostraram relevantes. Além disso, não houve nenhum padrão identificado entre as opiniões sobre a co-autoria e qualquer variável individual. A partir desse quadro e munidos dos comentários dos respondentes, traçamos algumas intepretações dos mecanismos que levam aos mecanismos distintos observados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2022-12-11T23:35:58Z 2022-12-11T23:35:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2177-2576 2177-2568 https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4894 |
identifier_str_mv |
2177-2576 2177-2568 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
EnANPAD - Encontro da ANPAD |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 1-15 Digital application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Rio de Janeiro |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAD |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986267487633408 |