Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Pedro Canto
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/465
Resumo: Este trabalho objetiva investigar se a presença de fundos de Private Equity (PE) na estrutura societária das empresas brasileiras causa um efeito certificador para o processo de abertura de capital. O efeito certificador deveria fazer com que as empresas fossem lançadas a um preço mais próximo do justo. Serão analisadas 155 ofertas públicas iniciais (IPO – Initial Public Offering, na sigla em inglês) de empresas brasileiras entre o período de 2004 a outubro de 2014, separando-se a amostra em dois grupos: com participação de Private Equity e sem participação de Private Equity. Para cada grupo, serão construídas amostras de pares negociados no mercado, e computadas as diferenças entre os múltiplos das empresas que abriram o capital com os dos pares negociados em bolsa. Se os fundos de Private Equity tem efeito certificador, seria esperado que a diferença de múltiplos de IPOs com PE e seus pares seja menor do que da amostra de IPO sem PE.
id INSP_457aaeddea671c3de027ee3236f22b44
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/465
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peersPrivate equityOferta Pública Inicial (IPO)UnderpricingMúltiplos de avaliaçãoEste trabalho objetiva investigar se a presença de fundos de Private Equity (PE) na estrutura societária das empresas brasileiras causa um efeito certificador para o processo de abertura de capital. O efeito certificador deveria fazer com que as empresas fossem lançadas a um preço mais próximo do justo. Serão analisadas 155 ofertas públicas iniciais (IPO – Initial Public Offering, na sigla em inglês) de empresas brasileiras entre o período de 2004 a outubro de 2014, separando-se a amostra em dois grupos: com participação de Private Equity e sem participação de Private Equity. Para cada grupo, serão construídas amostras de pares negociados no mercado, e computadas as diferenças entre os múltiplos das empresas que abriram o capital com os dos pares negociados em bolsa. Se os fundos de Private Equity tem efeito certificador, seria esperado que a diferença de múltiplos de IPOs com PE e seus pares seja menor do que da amostra de IPO sem PE.This study aims to investigate whether the presence of Private Equity (PE) in the corporate structure of Brazilian companies has a certifying effect to the process of going public. The certifier effect should launch companies at a price closer to fair. 155 initial public offerings will be analyzed (IPO - Initial Public Offering) of Brazilian companies between 2004 to October 2014, separating the sample into two groups: those with participation of Private Equity and without participation of Private Equity. For each group, samples of pairs traded in the market will be built, and computed the differences between the multiple companies that went public with peers. If Private Equity has certifier effect, one would expect that the difference in multiples of IPOs with PE and their peers is smaller than the sample of IPO without PE.Minardi, Andrea Maria Accioly FonsecaPorto, Pedro CantoPorto, Pedro Canto2015-02-25T11:14:47Z2021-09-13T02:21:23Z2015-02-252015-02-25T11:14:47Z2021-09-13T02:21:23Z20142014bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion34 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/465São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:22:30Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:22:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
title Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
spellingShingle Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
Porto, Pedro Canto
Private equity
Oferta Pública Inicial (IPO)
Underpricing
Múltiplos de avaliação
title_short Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
title_full Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
title_fullStr Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
title_full_unstemmed Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
title_sort Análise da influência de private equities no desconto de IPOs brasileiros em relação aos peers
author Porto, Pedro Canto
author_facet Porto, Pedro Canto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minardi, Andrea Maria Accioly Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Pedro Canto
Porto, Pedro Canto
dc.subject.por.fl_str_mv Private equity
Oferta Pública Inicial (IPO)
Underpricing
Múltiplos de avaliação
topic Private equity
Oferta Pública Inicial (IPO)
Underpricing
Múltiplos de avaliação
description Este trabalho objetiva investigar se a presença de fundos de Private Equity (PE) na estrutura societária das empresas brasileiras causa um efeito certificador para o processo de abertura de capital. O efeito certificador deveria fazer com que as empresas fossem lançadas a um preço mais próximo do justo. Serão analisadas 155 ofertas públicas iniciais (IPO – Initial Public Offering, na sigla em inglês) de empresas brasileiras entre o período de 2004 a outubro de 2014, separando-se a amostra em dois grupos: com participação de Private Equity e sem participação de Private Equity. Para cada grupo, serão construídas amostras de pares negociados no mercado, e computadas as diferenças entre os múltiplos das empresas que abriram o capital com os dos pares negociados em bolsa. Se os fundos de Private Equity tem efeito certificador, seria esperado que a diferença de múltiplos de IPOs com PE e seus pares seja menor do que da amostra de IPO sem PE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2015-02-25T11:14:47Z
2015-02-25
2015-02-25T11:14:47Z
2021-09-13T02:21:23Z
2021-09-13T02:21:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/465
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986265641091072