Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701 |
Resumo: | A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico). |
id |
INSP_541f32bf2d74dc72f0870019d0e6bc01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/701 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Feres, Leonardo JamilMello, João Manoel Pinho deLucinda, Cláudio Ribeiro DeMoita, Rodrigo Menon SimõesSão Paulo2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2015https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).The increasing demand for a good quality public transit system on the big cities in the world is definitely a crucial issue for life quality of all citizens, the goal of this work is to estimate the impact of variable fares throughout the day on the demand for public transportation. Using a discrete choice model (LOGIT), the conclusion is that, although the low price elasticity of the commuters, it is possible to smooth the demand eventually having no revenue loss, when a discount of 10% on the off-peak fare is offered.45 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessModelo de escolha discretaTransporte PúblicoDiscrete choice modelPublic transportationDiferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALLeonardo Jamil Feres_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf881612https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/1/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdfd2826b7de290b9047f07d743efdb9d9aMD51Leonardo Jamil Feres_Autorizacao.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf456315https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/2/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf3f9e37debe974f3d30ed974b6a8666ecMD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTLeonardo Jamil Feres_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain73499https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/4/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdf.txte66b25c46e233bcc71245cd3e499f9b0MD54Leonardo Jamil Feres_Autorizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/5/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD55THUMBNAILLeonardo Jamil Feres_Trabalho.pdf.jpgLeonardo Jamil Feres_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1419https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/6/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdf.jpgd590ea82ee4f2f458bceefa8ab1d5049MD56Leonardo Jamil Feres_Autorizacao.pdf.jpgLeonardo Jamil Feres_Autorizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1491https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/7/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf.jpg6832be45deb52f4edd525d272781d0a1MD5711224/7012023-01-28 18:32:33.272oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-28T23:32:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
title |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo Feres, Leonardo Jamil Modelo de escolha discreta Transporte Público Discrete choice model Public transportation |
title_short |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
title_full |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
title_sort |
Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo |
author |
Feres, Leonardo Jamil |
author_facet |
Feres, Leonardo Jamil |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Mello, João Manoel Pinho de Lucinda, Cláudio Ribeiro De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feres, Leonardo Jamil |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
contributor_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de escolha discreta Transporte Público Discrete choice model Public transportation |
topic |
Modelo de escolha discreta Transporte Público Discrete choice model Public transportation |
description |
A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico). |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-18T22:00:00Z 2021-09-13T03:18:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-18T22:00:00Z 2021-09-13T03:18:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/1/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/2/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/3/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/4/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/5/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/6/Leonardo%20Jamil%20Feres_Trabalho.pdf.jpg https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/701/7/Leonardo%20Jamil%20Feres_Autorizacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2826b7de290b9047f07d743efdb9d9a 3f9e37debe974f3d30ed974b6a8666ec 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e66b25c46e233bcc71245cd3e499f9b0 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 d590ea82ee4f2f458bceefa8ab1d5049 6832be45deb52f4edd525d272781d0a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085957731057664 |