Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701 |
Resumo: | A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico). |
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Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São PauloModelo de escolha discretaTransporte PúblicoDiscrete choice modelPublic transportationA demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).The increasing demand for a good quality public transit system on the big cities in the world is definitely a crucial issue for life quality of all citizens, the goal of this work is to estimate the impact of variable fares throughout the day on the demand for public transportation. Using a discrete choice model (LOGIT), the conclusion is that, although the low price elasticity of the commuters, it is possible to smooth the demand eventually having no revenue loss, when a discount of 10% on the off-peak fare is offered.Moita, Rodrigo Menon SimõesFeres, Leonardo JamilFeres, Leonardo Jamil2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis45 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:12:20Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:12:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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