Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feres, Leonardo Jamil
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701
Resumo: A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).
id INSP_541f32bf2d74dc72f0870019d0e6bc01
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/701
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São PauloModelo de escolha discretaTransporte PúblicoDiscrete choice modelPublic transportationA demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).The increasing demand for a good quality public transit system on the big cities in the world is definitely a crucial issue for life quality of all citizens, the goal of this work is to estimate the impact of variable fares throughout the day on the demand for public transportation. Using a discrete choice model (LOGIT), the conclusion is that, although the low price elasticity of the commuters, it is possible to smooth the demand eventually having no revenue loss, when a discount of 10% on the off-peak fare is offered.Moita, Rodrigo Menon SimõesFeres, Leonardo JamilFeres, Leonardo Jamil2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2021-09-13T03:18:30Z2015-09-18T22:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis45 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:12:20Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:12:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
title Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
spellingShingle Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
Feres, Leonardo Jamil
Modelo de escolha discreta
Transporte Público
Discrete choice model
Public transportation
title_short Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
title_full Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
title_fullStr Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
title_sort Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo
author Feres, Leonardo Jamil
author_facet Feres, Leonardo Jamil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Feres, Leonardo Jamil
Feres, Leonardo Jamil
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de escolha discreta
Transporte Público
Discrete choice model
Public transportation
topic Modelo de escolha discreta
Transporte Público
Discrete choice model
Public transportation
description A demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18T22:00:00Z
2015-09-18T22:00:00Z
2015
2021-09-13T03:18:30Z
2021-09-13T03:18:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986263418109952