Influencing factors of mobile banking applications adoption

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21138
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_db013c53786e899ab7e8dca6c6ecbd6c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influencing factors of mobile banking applications adoptionMobile bankingaplicações bancáriasadoção de inovaçõesfatores de adoçãobanking applicationsinnovation adoptionadoption factorsMestrado em MarketingOs serviços móveis são uma nova realidade que está mudando a forma com que as empresas se aproximam dos seus clientes através da utilização de inovações tecnológicas. O setor bancário não é exceção; os serviços de mobile banking estão mudando o relacionamento entre os bancos e seus clientes de uma forma que beneficia às duas partes. Algumas das vantagens que o mobile banking fornece aos usuários são as reduções de custos e a possibilidade de aceder às contas bancárias de qualquer lugar e em qualquer momento a partir de um dispositivo móvel. Apesar de todas as vantagens que este serviço traz para os clientes, a adoção e o uso do mobile banking não tem sido tão popular como era de esperar. Por esse motivo, é importante entender quais são os fatores que influenciam a decisão de adotar este tipo de serviço bancário. Este estudo contém informação sobre os fatores que influenciam a adoção de aplicações bancárias. Foi desenvolvido um modelo conceitual baseado na Teoria da Difusão de Inovações, onde dez fatores foram estudados (vantagem relativa, complexidade, experimentação, compatibilidade, risco, imagem, idade, educação, renda e sexo). Foi aplicado um questionário para obter dados de dois contextos diferentes (México e Portugal), este foi disponibilizado online entre os meses de Maio e Junho de 2020. As hipóteses foram testadas usando os dados quantitativos obtidos e foi concluído que diferentes fatores são relevantes dependendo do contexto de cada país.Mobile services are a new reality that are changing the way companies approach their clients, using technological innovations. The banking sector is not the exception; mobile banking services are changing the bank-client relationship in a way that benefits both the client and the bank. Some of the advantages that mobile banking provides to the users are a cost reduction for the transactions and the possibility to access the banking account from anywhere at any time from a mobile device. However, despite the advantages that this mobile service brings to the customers, the adoption and usage of mobile banking have not been as popular as expected. For this reason, it is important to understand which factors influence the decision of adopting this banking service. This dissertation provides new insights into the factors that influence the decision to adopt mobile banking, specifically banking applications. A research model was designed based on the Diffusion of Innovation Theory, where ten factors are being studied (relative advantage, complexity, trialability, compatibility, risk, image, age, education, income, and gender). A questionnaire was applied to obtain data from two different cultural contexts (Mexico and Portugal). The questionnaire was available online between May and June 2020. The hypotheses were tested using the quantitative data obtained with the questionnaire. It was concluded that different factors of adoption are relevant depending on the country´s context.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaGutiérrez Jiménez, Edgar Iván2021-03-04T16:39:28Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21138engGutiérrez Jiménez, Edgar Iván (2020). "Influencing factors of mobile banking applications adoption". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:46.737676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influencing factors of mobile banking applications adoption
title Influencing factors of mobile banking applications adoption
spellingShingle Influencing factors of mobile banking applications adoption
Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván
Mobile banking
aplicações bancárias
adoção de inovações
fatores de adoção
banking applications
innovation adoption
adoption factors
title_short Influencing factors of mobile banking applications adoption
title_full Influencing factors of mobile banking applications adoption
title_fullStr Influencing factors of mobile banking applications adoption
title_full_unstemmed Influencing factors of mobile banking applications adoption
title_sort Influencing factors of mobile banking applications adoption
author Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván
author_facet Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván
dc.subject.por.fl_str_mv Mobile banking
aplicações bancárias
adoção de inovações
fatores de adoção
banking applications
innovation adoption
adoption factors
topic Mobile banking
aplicações bancárias
adoção de inovações
fatores de adoção
banking applications
innovation adoption
adoption factors
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-03-04T16:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21138
url http://hdl.handle.net/10400.5/21138
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Gutiérrez Jiménez, Edgar Iván (2020). "Influencing factors of mobile banking applications adoption". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131150230224896