Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165 |
Resumo: | Neste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos. |
id |
INSP_575f8e58859bce80411ba0d775fb2c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6165 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da Pandemia na Primeira InfânciaCovid-19desigualdadefechamento das escolaseducaçãoCovid-19inequalityschool closureseducationNeste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.In this article we verify which were the effects of the pandemic of the new coronavirus in early childhood in Brazil. We present data showing a low incidence of the disease in children aged 0 to 6 years. However, our analysis suggests an underreporting of cases for poorer children. When comparing the period before the pandemic with more recent data, we verify a worsening of the labour market for fathers and mothers of children, such as an increase in unemployment and a drop in income. Despite this, we show that the emergency aid, a government cash transfer programme, prevented more households with children from falling into poverty and extreme poverty, and contained the increase in inequality among these families. Finally, we show that school closures affect children unequally. Poorer children have home conditions that are more harmful to child development. In addition to that, access to school activities is greater for children who have mothers with higher educational levels. Therefore, the post-pandemic period should show an increase in educational inequality among different socioeconomic groups.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-13T16:18:46Z2023-12-13T16:18:46Z2021Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion23 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165Policy Paperhttps://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Policy_Paper_56.pdfBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Vitor FernandesKomatsu, Bruno KawaokaCavalcante, Vitor FernandesNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaokaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-09-13T20:35:31Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-09-13T20:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
title |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
spellingShingle |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância Cavalcante, Vitor Fernandes Covid-19 desigualdade fechamento das escolas educação Covid-19 inequality school closures education |
title_short |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
title_full |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
title_fullStr |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
title_full_unstemmed |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
title_sort |
Efeitos da Pandemia na Primeira Infância |
author |
Cavalcante, Vitor Fernandes |
author_facet |
Cavalcante, Vitor Fernandes Komatsu, Bruno Kawaoka NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
Komatsu, Bruno Kawaoka NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Vitor Fernandes Komatsu, Bruno Kawaoka Cavalcante, Vitor Fernandes NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO Komatsu, Bruno Kawaoka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 desigualdade fechamento das escolas educação Covid-19 inequality school closures education |
topic |
Covid-19 desigualdade fechamento das escolas educação Covid-19 inequality school closures education |
description |
Neste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-12-13T16:18:46Z 2023-12-13T16:18:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Policy Paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Policy Paper https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Policy_Paper_56.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 p. Digital application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986257826054144 |