Efeitos da Pandemia na Primeira Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Vitor Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Komatsu, Bruno Kawaoka, NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165
Resumo: Neste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.
id INSP_575f8e58859bce80411ba0d775fb2c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6165
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Efeitos da Pandemia na Primeira InfânciaCovid-19desigualdadefechamento das escolaseducaçãoCovid-19inequalityschool closureseducationNeste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.In this article we verify which were the effects of the pandemic of the new coronavirus in early childhood in Brazil. We present data showing a low incidence of the disease in children aged 0 to 6 years. However, our analysis suggests an underreporting of cases for poorer children. When comparing the period before the pandemic with more recent data, we verify a worsening of the labour market for fathers and mothers of children, such as an increase in unemployment and a drop in income. Despite this, we show that the emergency aid, a government cash transfer programme, prevented more households with children from falling into poverty and extreme poverty, and contained the increase in inequality among these families. Finally, we show that school closures affect children unequally. Poorer children have home conditions that are more harmful to child development. In addition to that, access to school activities is greater for children who have mothers with higher educational levels. Therefore, the post-pandemic period should show an increase in educational inequality among different socioeconomic groups.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-13T16:18:46Z2023-12-13T16:18:46Z2021Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion23 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165Policy Paperhttps://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Policy_Paper_56.pdfBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Vitor FernandesKomatsu, Bruno KawaokaCavalcante, Vitor FernandesNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaokaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-09-13T20:35:31Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6165Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-09-13T20:35:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
title Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
spellingShingle Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
Cavalcante, Vitor Fernandes
Covid-19
desigualdade
fechamento das escolas
educação
Covid-19
inequality
school closures
education
title_short Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
title_full Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
title_fullStr Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
title_full_unstemmed Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
title_sort Efeitos da Pandemia na Primeira Infância
author Cavalcante, Vitor Fernandes
author_facet Cavalcante, Vitor Fernandes
Komatsu, Bruno Kawaoka
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 Komatsu, Bruno Kawaoka
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Vitor Fernandes
Komatsu, Bruno Kawaoka
Cavalcante, Vitor Fernandes
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Komatsu, Bruno Kawaoka
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
desigualdade
fechamento das escolas
educação
Covid-19
inequality
school closures
education
topic Covid-19
desigualdade
fechamento das escolas
educação
Covid-19
inequality
school closures
education
description Neste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-12-13T16:18:46Z
2023-12-13T16:18:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Policy Paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Policy Paper
https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/04/Policy_Paper_56.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986257826054144