Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857 |
Resumo: | A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento. |
id |
INSP_59a01a2c0f5675fe876cf68fd8f48f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/857 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa físicaPrecificaçãoTaxa de jurosMelhor respostaFinanciamento de veículosCompetiçãoPricingInterest RateBest answerVehicle retail financeCompetitionA determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.The correct price definition can leverage the firm profit. Techniques such as competitive intelligence and reaction models can improve the pursuit for profit maximization. The main purpose of this paper is to identify how firms in the vehicle retail finance market compete by price and how their answers affect the price changes of the competitors. The research proposes a market segmentation of the vehicle retail finance market according to the market positioning of the existing firms, modeling their answers to price changes in each market niche. We concluded that market leaders can influence the interest rate that will be offered to clients over the next period. Besides, market leaders’ movements are replicated in all market niches and companies.Moita, Rodrigo Menon SimoesSilva, Daniel Baptistella Monteiro DaSilva, Daniel Baptistella Monteiro Da2021-09-13T03:24:38Z2015-10-06T13:57:02Z2021-09-13T03:24:38Z20112015-10-06T13:57:02Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:56:12Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:56:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
title |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
spellingShingle |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da Precificação Taxa de juros Melhor resposta Financiamento de veículos Competição Pricing Interest Rate Best answer Vehicle retail finance Competition |
title_short |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
title_full |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
title_fullStr |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
title_full_unstemmed |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
title_sort |
Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física |
author |
Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da |
author_facet |
Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simoes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Precificação Taxa de juros Melhor resposta Financiamento de veículos Competição Pricing Interest Rate Best answer Vehicle retail finance Competition |
topic |
Precificação Taxa de juros Melhor resposta Financiamento de veículos Competição Pricing Interest Rate Best answer Vehicle retail finance Competition |
description |
A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011 2015-10-06T13:57:02Z 2015-10-06T13:57:02Z 2021-09-13T03:24:38Z 2021-09-13T03:24:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986271484805120 |