Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857
Resumo: A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.
id INSP_59a01a2c0f5675fe876cf68fd8f48f01
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/857
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa físicaPrecificaçãoTaxa de jurosMelhor respostaFinanciamento de veículosCompetiçãoPricingInterest RateBest answerVehicle retail financeCompetitionA determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.The correct price definition can leverage the firm profit. Techniques such as competitive intelligence and reaction models can improve the pursuit for profit maximization. The main purpose of this paper is to identify how firms in the vehicle retail finance market compete by price and how their answers affect the price changes of the competitors. The research proposes a market segmentation of the vehicle retail finance market according to the market positioning of the existing firms, modeling their answers to price changes in each market niche. We concluded that market leaders can influence the interest rate that will be offered to clients over the next period. Besides, market leaders’ movements are replicated in all market niches and companies.Moita, Rodrigo Menon SimoesSilva, Daniel Baptistella Monteiro DaSilva, Daniel Baptistella Monteiro Da2021-09-13T03:24:38Z2015-10-06T13:57:02Z2021-09-13T03:24:38Z20112015-10-06T13:57:02Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:56:12Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:56:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
title Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
spellingShingle Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
Precificação
Taxa de juros
Melhor resposta
Financiamento de veículos
Competição
Pricing
Interest Rate
Best answer
Vehicle retail finance
Competition
title_short Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
title_full Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
title_fullStr Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
title_full_unstemmed Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
title_sort Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
author Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
author_facet Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simoes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
dc.subject.por.fl_str_mv Precificação
Taxa de juros
Melhor resposta
Financiamento de veículos
Competição
Pricing
Interest Rate
Best answer
Vehicle retail finance
Competition
topic Precificação
Taxa de juros
Melhor resposta
Financiamento de veículos
Competição
Pricing
Interest Rate
Best answer
Vehicle retail finance
Competition
description A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011
2015-10-06T13:57:02Z
2015-10-06T13:57:02Z
2021-09-13T03:24:38Z
2021-09-13T03:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986271484805120