O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77 |
Resumo: | É evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo. |
id |
INSP_612c604c28c0fc5cb02cf48318aee0e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/77 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessChen, George Tan SanMenezes Filho, Naercio AquinoSão Paulo2014-06-27T11:36:21Z2021-09-13T02:21:59Z2014-06-272014-06-27T11:36:21Z2021-09-13T02:21:59Z20122012https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77É evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo.It is evident that the traffic congestion is increasingly representing a serious problem in the modern world. The loss of time spent in traffic, and the negative impacts on the population’s health represent important implications in the economic realm. This study aims to review some of the main vehicle restriction policies around the world and analyze an important aspect of the policy adopted in São Paulo: its impact on the purchase of local automobiles. At first, it is taken into consideration the behavior of the acquisitions and expenditures related to cars, within the metropolitan regions of São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais, between the years 1995-1996, 2002-2003 and 2008-2009 (as a complementary analysis). Finally, using the methodology Differences in Differences, this study intends to verify the impact of rodízio, established in 1997, on the purchase of automobiles in the metropolitan region of São Paulo. Both the results for cars, and motorcycles – also studied as a complementary analysis – showed that the rodízio had a positive impact of 3.6% on the purchase of cars and 1.5% on the purchase of motorcycles within the metropolitan area of São Paulo.38 f.RodízioAutomóveisPolíticas de restrições veicularesDiferenças em diferençasO impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALGeorge Tan San Chen_trabalho.pdfTexto Completoapplication/pdf2326024https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/1/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf00bcf7a9bd3619929a438aa772907a3bMD51George Tan San Chen_aluno.pdfIndisponível - Autorização Alunoapplication/pdf61681https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/2/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdfc7ace00e4b62d06a068265eeda9f733cMD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTGeorge Tan San Chen_trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain62297https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/4/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf.txtabd47aafe7bbad6e349b0d5b760a2f58MD54George Tan San Chen_aluno.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/5/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD55THUMBNAILGeorge Tan San Chen_trabalho.pdf.jpgGeorge Tan San Chen_trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/6/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf.jpgae6321d5030a0e82f659c70d3f4d8d27MD56George Tan San Chen_aluno.pdf.jpgGeorge Tan San Chen_aluno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1764https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/7/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdf.jpg58cdebaa537f3bc3aa41a922e2357312MD5711224/772022-12-02 13:38:28.809oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:38:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
title |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
spellingShingle |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo Chen, George Tan San Rodízio Automóveis Políticas de restrições veiculares Diferenças em diferenças |
title_short |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
title_full |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
title_fullStr |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
title_full_unstemmed |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
title_sort |
O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo |
author |
Chen, George Tan San |
author_facet |
Chen, George Tan San |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chen, George Tan San |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes Filho, Naercio Aquino |
contributor_str_mv |
Menezes Filho, Naercio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rodízio Automóveis Políticas de restrições veiculares Diferenças em diferenças |
topic |
Rodízio Automóveis Políticas de restrições veiculares Diferenças em diferenças |
description |
É evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-27T11:36:21Z 2021-09-13T02:21:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-27 2014-06-27T11:36:21Z 2021-09-13T02:21:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/1/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/2/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/3/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/4/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/5/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/6/George%20Tan%20San%20Chen_trabalho.pdf.jpg https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/77/7/George%20Tan%20San%20Chen_aluno.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00bcf7a9bd3619929a438aa772907a3b c7ace00e4b62d06a068265eeda9f733c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 abd47aafe7bbad6e349b0d5b760a2f58 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 ae6321d5030a0e82f659c70d3f4d8d27 58cdebaa537f3bc3aa41a922e2357312 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085947332329472 |