O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77 |
Resumo: | É evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo. |
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O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São PauloRodízioAutomóveisPolíticas de restrições veicularesDiferenças em diferençasÉ evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo.It is evident that the traffic congestion is increasingly representing a serious problem in the modern world. The loss of time spent in traffic, and the negative impacts on the population’s health represent important implications in the economic realm. This study aims to review some of the main vehicle restriction policies around the world and analyze an important aspect of the policy adopted in São Paulo: its impact on the purchase of local automobiles. At first, it is taken into consideration the behavior of the acquisitions and expenditures related to cars, within the metropolitan regions of São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais, between the years 1995-1996, 2002-2003 and 2008-2009 (as a complementary analysis). Finally, using the methodology Differences in Differences, this study intends to verify the impact of rodízio, established in 1997, on the purchase of automobiles in the metropolitan region of São Paulo. Both the results for cars, and motorcycles – also studied as a complementary analysis – showed that the rodízio had a positive impact of 3.6% on the purchase of cars and 1.5% on the purchase of motorcycles within the metropolitan area of São Paulo.Menezes Filho, Naercio AquinoChen, George Tan SanChen, George Tan San2014-06-27T11:36:21Z2021-09-13T02:21:59Z2014-06-272014-06-27T11:36:21Z2021-09-13T02:21:59Z20122012bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion38 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/77São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:25:33Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/77Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:25:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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