Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme De Vitto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2661
Resumo: A experiência do cliente passou a ser entendida por empresas e acadêmicos como fonte de vantagem competitiva sustentável. Esta experiência tem que ser gerida pelas empresas, e ainda que essa gestão seja crítica, poucos são os estudos que se debruçaram sobre o tema ou sobre as competências que são necessárias para executar essa gestão. O conceito de Competências de Gestão da Experiência do Cliente precisa ser aprofundado, sendo que ainda não é entendida a sua composição, não havendo também até à data uma forma robusta e validada de mensuração da mesma. Desta forma, com base na gestão de competências e sob a ótica de rotinas e processos de uma firma, o presente estudo tem por objetivo propor e validar uma escala para medir as competências da Gestão da Experiência do Cliente, e testar o seu impacto sobre a lealdade dos clientes. Por meio da adoção de métodos de pesquisa mistos e de uma abordagem de natureza de exploratória e explicativa, a escala foi desenvolvida com base na literatura e numa pesquisa qualitativa de campo, e posteriormente testada e validada. A coleta de dados incluiu, numa primeira fase, 15 entrevistas com gestores de experiência de cliente. Numa segunda fase, foram usadas 60 respostas de questionário para compor a validação da escala via análise fatorial. Por fim, demonstrou-se por meio de regressão linear simples, a relevância positiva das Competências da GEC para explicar a Percepção da Lealdade de Clientes. O estudo contribui também para a prática ao munir gestores e tomadores de decisões na organização com uma escala prática para avaliar as suas competências de processos e rotinas associadas à experiência do cliente.
id INSP_6801a88f698f5ec46cbe21ca09d1ac3f
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2661
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?Gestão da experiência do clienteDesenvolvimento de escalaJornada do clienteLealdade do clienteCustomer experience managementScale developmentCustomer journeyCustomer loyaltyA experiência do cliente passou a ser entendida por empresas e acadêmicos como fonte de vantagem competitiva sustentável. Esta experiência tem que ser gerida pelas empresas, e ainda que essa gestão seja crítica, poucos são os estudos que se debruçaram sobre o tema ou sobre as competências que são necessárias para executar essa gestão. O conceito de Competências de Gestão da Experiência do Cliente precisa ser aprofundado, sendo que ainda não é entendida a sua composição, não havendo também até à data uma forma robusta e validada de mensuração da mesma. Desta forma, com base na gestão de competências e sob a ótica de rotinas e processos de uma firma, o presente estudo tem por objetivo propor e validar uma escala para medir as competências da Gestão da Experiência do Cliente, e testar o seu impacto sobre a lealdade dos clientes. Por meio da adoção de métodos de pesquisa mistos e de uma abordagem de natureza de exploratória e explicativa, a escala foi desenvolvida com base na literatura e numa pesquisa qualitativa de campo, e posteriormente testada e validada. A coleta de dados incluiu, numa primeira fase, 15 entrevistas com gestores de experiência de cliente. Numa segunda fase, foram usadas 60 respostas de questionário para compor a validação da escala via análise fatorial. Por fim, demonstrou-se por meio de regressão linear simples, a relevância positiva das Competências da GEC para explicar a Percepção da Lealdade de Clientes. O estudo contribui também para a prática ao munir gestores e tomadores de decisões na organização com uma escala prática para avaliar as suas competências de processos e rotinas associadas à experiência do cliente.The customer experience has come to be understood by companies and academics as a source of sustainable competitive advantage. This experience must be managed by companies, and although this management is critical, few studies have looked into the topic or the skills that are necessary to carry out this activity. The concept of Customer Experience Management skills needs to be further developed. Its composition is not yet understood, and there is still to date no robust and validated way of measuring it. Thus, based on competence management and from the perspective of a firm's routines and processes, this study aims to propose and validate a scale to measure the capabilities of Customer Experience Management, and to test its impact on loyal customers. Through the adoption of mixed research methods and an exploratory and explanatory approach, a scale was developed based on the literature and a qualitative field research, and afterwards tested and validated. The data collection included, in phase one, 15 interviews with customer experience managers. In a phase two, 60 survey responses will be used to compose the validation of the scale via factor analysis. Finally, the positive relevance of the GEC Competencies to explain the Perception of Customer Loyalty was demonstrated through simple linear regression. The study contributes also to practice, by providing managers and decision makers in the organization with a practical scale to assess their skills regarding processes and routines associated with the customer experience.Ramos, Carla Sofia DiasSantos, Guilherme De VittoSantos, Guilherme De Vitto2021-09-13T03:11:54Z2021-02-06T15:31:22Z2021-09-13T03:11:54Z20202021-02-06T15:31:22Z20202020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2661S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:37:10Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:37:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
title Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
spellingShingle Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
Santos, Guilherme De Vitto
Gestão da experiência do cliente
Desenvolvimento de escala
Jornada do cliente
Lealdade do cliente
Customer experience management
Scale development
Customer journey
Customer loyalty
title_short Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
title_full Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
title_fullStr Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
title_full_unstemmed Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
title_sort Como medir as competências da gestão da experiência do cliente e qual seu efeito na percepção de lealdade de clientes?
author Santos, Guilherme De Vitto
author_facet Santos, Guilherme De Vitto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme De Vitto
Santos, Guilherme De Vitto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da experiência do cliente
Desenvolvimento de escala
Jornada do cliente
Lealdade do cliente
Customer experience management
Scale development
Customer journey
Customer loyalty
topic Gestão da experiência do cliente
Desenvolvimento de escala
Jornada do cliente
Lealdade do cliente
Customer experience management
Scale development
Customer journey
Customer loyalty
description A experiência do cliente passou a ser entendida por empresas e acadêmicos como fonte de vantagem competitiva sustentável. Esta experiência tem que ser gerida pelas empresas, e ainda que essa gestão seja crítica, poucos são os estudos que se debruçaram sobre o tema ou sobre as competências que são necessárias para executar essa gestão. O conceito de Competências de Gestão da Experiência do Cliente precisa ser aprofundado, sendo que ainda não é entendida a sua composição, não havendo também até à data uma forma robusta e validada de mensuração da mesma. Desta forma, com base na gestão de competências e sob a ótica de rotinas e processos de uma firma, o presente estudo tem por objetivo propor e validar uma escala para medir as competências da Gestão da Experiência do Cliente, e testar o seu impacto sobre a lealdade dos clientes. Por meio da adoção de métodos de pesquisa mistos e de uma abordagem de natureza de exploratória e explicativa, a escala foi desenvolvida com base na literatura e numa pesquisa qualitativa de campo, e posteriormente testada e validada. A coleta de dados incluiu, numa primeira fase, 15 entrevistas com gestores de experiência de cliente. Numa segunda fase, foram usadas 60 respostas de questionário para compor a validação da escala via análise fatorial. Por fim, demonstrou-se por meio de regressão linear simples, a relevância positiva das Competências da GEC para explicar a Percepção da Lealdade de Clientes. O estudo contribui também para a prática ao munir gestores e tomadores de decisões na organização com uma escala prática para avaliar as suas competências de processos e rotinas associadas à experiência do cliente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020
2021-09-13T03:11:54Z
2021-02-06T15:31:22Z
2021-09-13T03:11:54Z
2021-02-06T15:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2661
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986262341222400