O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abe, Carlos Felipe Jun
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6488
Resumo: A evolução da tecnologia e o aumento da competição tem contribuído na busca de novos formatos de negócio e novas formas de se relacionar e vender para os clientes. Duas tendências observadas são a adição de canais digitais de venda e a utilização de múltiplos canais de vendas para acessar os clientes. Estudos acadêmicos anteriores estudaram os incrementos e a canibalização nas vendas resultantes da adição de um canal de vendas digital, assim como o comportamento das vendas num contexto de multicanalidade, porém quase sempre em contextos B2C. Assim, apesar da proliferação dos canais de venda digitais no contexto B2B, são raros os estudos neste contexto específico. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado aos impactos da adição de um canal digital de vendas e da multicanalidade em um contexto B2B, se apoiando nos determinantes da escolha do canal pelo cliente para avaliar os seus impactos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, partindo dos dados das transações de 348 clientes de uma empresa nacional que atua na indústria farmacêutica no Brasil, em uma situação de ativação de um canal de vendas digital. O presente estudo contribui para a teoria ao trazer maior luz para a literatura de adição de canais de vendas e de multicanalidade no contexto B2B. Ao nível gerencial, o estudo traz insights que podem auxiliar os gestores a tomar decisões relativamente à implementação de canais de venda digitais, mitigando fatores que possam dificultar o sucesso da empreitada.
id INSP_6c0a85204f8b73195de36f6278a25a0c
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6488
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2BAdição de canais de vendaMulticanalidadeCanais digitais de vendaPerformanceSales channels additionMultichannelDigital sales channelsPerformance.A evolução da tecnologia e o aumento da competição tem contribuído na busca de novos formatos de negócio e novas formas de se relacionar e vender para os clientes. Duas tendências observadas são a adição de canais digitais de venda e a utilização de múltiplos canais de vendas para acessar os clientes. Estudos acadêmicos anteriores estudaram os incrementos e a canibalização nas vendas resultantes da adição de um canal de vendas digital, assim como o comportamento das vendas num contexto de multicanalidade, porém quase sempre em contextos B2C. Assim, apesar da proliferação dos canais de venda digitais no contexto B2B, são raros os estudos neste contexto específico. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado aos impactos da adição de um canal digital de vendas e da multicanalidade em um contexto B2B, se apoiando nos determinantes da escolha do canal pelo cliente para avaliar os seus impactos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, partindo dos dados das transações de 348 clientes de uma empresa nacional que atua na indústria farmacêutica no Brasil, em uma situação de ativação de um canal de vendas digital. O presente estudo contribui para a teoria ao trazer maior luz para a literatura de adição de canais de vendas e de multicanalidade no contexto B2B. Ao nível gerencial, o estudo traz insights que podem auxiliar os gestores a tomar decisões relativamente à implementação de canais de venda digitais, mitigando fatores que possam dificultar o sucesso da empreitada.Technology’s evolution and the growing competition have contributed to the development of new business models and new ways of maintaining relationship and sell to customers. Two of such trends are those of digital sales channels addition and the adoption of multiple sales channels to reach customers. Extant academic studies have studied the growth and cannibalization resulting from adding digital sales channels, as well as sales behavior in multichannel contexts, although most research is in B2C contexts. Despite the proliferation of digital sales channels in the B2B context, studies in this specific context are rare. The present study aims to deepen theoretical and practical knowledge related to the impacts of digital sales channel addition and adoption of a multichannel strategy in the specific context of B2B, while drawing on the determinants of customers’ channel choice. A quantitative methodology was applied, based on transaction data from 348 customers of a national company operating in the pharmaceutical industry in Brazil, during the activation of a digital sales channel. The present study contributes to theory by bringing greater light to the literature on sales channels addition, as well and multichannel strategies, both in the specific context of B2B. At the managerial level, the study provides insights that can help managers make decisions regarding the implementation of digital sales channels, mitigating factors that may thwart the success of the endeavor.Ramos, Carla Sofia Dias MoreiraAbe, Carlos Felipe Jun2024-04-06T11:47:24Z2024-04-06T11:47:24Z2022Digital62 p.application/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6488info:eu-repo/semantics/publishedVersionporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-07T03:00:31Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-07T03:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
title O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
spellingShingle O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
Abe, Carlos Felipe Jun
Adição de canais de venda
Multicanalidade
Canais digitais de venda
Performance
Sales channels addition
Multichannel
Digital sales channels
Performance.
title_short O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
title_full O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
title_fullStr O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
title_full_unstemmed O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
title_sort O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
author Abe, Carlos Felipe Jun
author_facet Abe, Carlos Felipe Jun
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Abe, Carlos Felipe Jun
dc.subject.por.fl_str_mv Adição de canais de venda
Multicanalidade
Canais digitais de venda
Performance
Sales channels addition
Multichannel
Digital sales channels
Performance.
topic Adição de canais de venda
Multicanalidade
Canais digitais de venda
Performance
Sales channels addition
Multichannel
Digital sales channels
Performance.
description A evolução da tecnologia e o aumento da competição tem contribuído na busca de novos formatos de negócio e novas formas de se relacionar e vender para os clientes. Duas tendências observadas são a adição de canais digitais de venda e a utilização de múltiplos canais de vendas para acessar os clientes. Estudos acadêmicos anteriores estudaram os incrementos e a canibalização nas vendas resultantes da adição de um canal de vendas digital, assim como o comportamento das vendas num contexto de multicanalidade, porém quase sempre em contextos B2C. Assim, apesar da proliferação dos canais de venda digitais no contexto B2B, são raros os estudos neste contexto específico. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado aos impactos da adição de um canal digital de vendas e da multicanalidade em um contexto B2B, se apoiando nos determinantes da escolha do canal pelo cliente para avaliar os seus impactos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, partindo dos dados das transações de 348 clientes de uma empresa nacional que atua na indústria farmacêutica no Brasil, em uma situação de ativação de um canal de vendas digital. O presente estudo contribui para a teoria ao trazer maior luz para a literatura de adição de canais de vendas e de multicanalidade no contexto B2B. Ao nível gerencial, o estudo traz insights que podem auxiliar os gestores a tomar decisões relativamente à implementação de canais de venda digitais, mitigando fatores que possam dificultar o sucesso da empreitada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-04-06T11:47:24Z
2024-04-06T11:47:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6488
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital
62 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259299303424