Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloli, Rodrigo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/771
Resumo: Muitas pesquisas a respeito dos determinantes para o desempenho de exportação investigaram a relação entre estratégia de marketing e desempenho de exportação. Os trabalhos empíricos neste contexto mostram resultados fragmentados, porém o marketing mix é evidenciado como um dos principais elementos influenciadores para o desempenho de exportação. Este estudo examina a relação empírica entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação através de regressão com dados em painel utilizando uma base amostral de 1.570 observações referentes ao mercado petroquímico da América do Sul entre 2007 e 2012. Efeitos moderadores de eficiência logística, distância geográfica, distância cultural e liberdade econômica são avaliados assim como fatores de controle macro-econômicos. Os resultados sugerem que: (1) a estratégia de canal de venda de tipo direta gera maior desempenho de exportação que a de tipo indireta; (2) distância cultural e liberdade econômica são moderadores significantes para o efeito de canal de venda sobre o desempenho de exportação; (3) eficiência logística e distância geográfica não mostraram significância como efeitos moderadores no modelo estatístico deste trabalho, porém os resultados dão indícios para futuras pesquisas a respeito; (4) variação do PIB no país exportador atua como variável significativa de controle para o desempenho de exportação; (5) inflação e variação cambial do país exportador não mostraram significância como variáveis de controle no modelo estatístico deste trabalho, porém apresentaram resultados que justificam seu uso em futuras pesquisas.
id INSP_81256480dca00089cedbd28cf4e9b604
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/771
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do SulExportaçãoCanal de vendaDesempenho de exportaçãoExportSales ChannelExport performanceMuitas pesquisas a respeito dos determinantes para o desempenho de exportação investigaram a relação entre estratégia de marketing e desempenho de exportação. Os trabalhos empíricos neste contexto mostram resultados fragmentados, porém o marketing mix é evidenciado como um dos principais elementos influenciadores para o desempenho de exportação. Este estudo examina a relação empírica entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação através de regressão com dados em painel utilizando uma base amostral de 1.570 observações referentes ao mercado petroquímico da América do Sul entre 2007 e 2012. Efeitos moderadores de eficiência logística, distância geográfica, distância cultural e liberdade econômica são avaliados assim como fatores de controle macro-econômicos. Os resultados sugerem que: (1) a estratégia de canal de venda de tipo direta gera maior desempenho de exportação que a de tipo indireta; (2) distância cultural e liberdade econômica são moderadores significantes para o efeito de canal de venda sobre o desempenho de exportação; (3) eficiência logística e distância geográfica não mostraram significância como efeitos moderadores no modelo estatístico deste trabalho, porém os resultados dão indícios para futuras pesquisas a respeito; (4) variação do PIB no país exportador atua como variável significativa de controle para o desempenho de exportação; (5) inflação e variação cambial do país exportador não mostraram significância como variáveis de controle no modelo estatístico deste trabalho, porém apresentaram resultados que justificam seu uso em futuras pesquisas.Many studies on the determinants of export performance have investigated the relationship between marketing strategy and export performance. Empirical work in this context shows fragmented results, but the marketing mix is highlighted as a key element for influencing export performance. This study examines the empirical relationship between sales channel strategy and export performance through regression with panel data using a database with 1.570 observations from the petrochemical market in South America between 2007 and 2012. Moderating effects of logistics performance, geographic distance, cultural distance and economic freedom are evaluated as well as macro-economic control factors. The results suggest that: (1) direct sales channel strategy generates higher export performance than indirect sales channel; (2) cultural distance and economic freedom are significant moderators for the effect of sales channel on export performance; (3) logistics performance and geographic distance have not shown significance as moderators in the statistical model of this work, but the results give some space for future researches; (4) changes in exporting countries GDP act as a significant control variable for export performance; (5) inflation and exchange rate of exporting countries have not shown significance as control variables in the statistical model of this paper, but showed results that justify its use in future researches.Laban Neto, Silvio AbrahaoBelloli, RodrigoBelloli, Rodrigo2021-09-13T03:12:41Z2015-09-28T21:49:17Z2021-09-13T03:12:41Z2015-09-28T21:49:17Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis53 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/771S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:36:04Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:36:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
title Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
spellingShingle Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
Belloli, Rodrigo
Exportação
Canal de venda
Desempenho de exportação
Export
Sales Channel
Export performance
title_short Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
title_full Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
title_fullStr Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
title_full_unstemmed Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
title_sort Relação entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação: uma análise empírica sobre o mercado petroquímico na América do Sul
author Belloli, Rodrigo
author_facet Belloli, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laban Neto, Silvio Abrahao
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloli, Rodrigo
Belloli, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Canal de venda
Desempenho de exportação
Export
Sales Channel
Export performance
topic Exportação
Canal de venda
Desempenho de exportação
Export
Sales Channel
Export performance
description Muitas pesquisas a respeito dos determinantes para o desempenho de exportação investigaram a relação entre estratégia de marketing e desempenho de exportação. Os trabalhos empíricos neste contexto mostram resultados fragmentados, porém o marketing mix é evidenciado como um dos principais elementos influenciadores para o desempenho de exportação. Este estudo examina a relação empírica entre estratégia de canal de venda e desempenho de exportação através de regressão com dados em painel utilizando uma base amostral de 1.570 observações referentes ao mercado petroquímico da América do Sul entre 2007 e 2012. Efeitos moderadores de eficiência logística, distância geográfica, distância cultural e liberdade econômica são avaliados assim como fatores de controle macro-econômicos. Os resultados sugerem que: (1) a estratégia de canal de venda de tipo direta gera maior desempenho de exportação que a de tipo indireta; (2) distância cultural e liberdade econômica são moderadores significantes para o efeito de canal de venda sobre o desempenho de exportação; (3) eficiência logística e distância geográfica não mostraram significância como efeitos moderadores no modelo estatístico deste trabalho, porém os resultados dão indícios para futuras pesquisas a respeito; (4) variação do PIB no país exportador atua como variável significativa de controle para o desempenho de exportação; (5) inflação e variação cambial do país exportador não mostraram significância como variáveis de controle no modelo estatístico deste trabalho, porém apresentaram resultados que justificam seu uso em futuras pesquisas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2015-09-28T21:49:17Z
2015-09-28T21:49:17Z
2021-09-13T03:12:41Z
2021-09-13T03:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/771
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986256417816576