O efeito do boca a boca no desempenho da carteira de clientes: um estudo no setor de previdência complementar privada no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/774 |
Resumo: | Este trabalho busca aprofundar o entendimento do impacto da recomendação gerada pelo boca a boca no desempenho do cliente para empresa de serviço, identificando ainda a relação entre intenção de recomendação e valor do cliente. Para tanto, foram desenvolvidos dois novos indicadores, o Índice de Recomendação Efetiva (IRE) e o Índice de Desempenho do Cliente (IDC), que visam simplificar o cálculo, tornando-os aplicáveis a maior parte das empresas, em especial as do segmento de serviços. Utilizando como insumo pesquisa de mercado de empresa do segmento serviços, esse trabalho demonstra que existe relação não linear quadrática entre o IDC e IRE, no formato U-Shape. Com base nessa relação, foi possível mapear três perfis de clientes. O primeiro perfil, denominado “Catalizador” é composto por clientes com baixo desempenho (IDC), porém com alta recomendação (IRE). O segundo perfil, chamado de “Neutro”, é composto por clientes com níveis médios de desempenho (IDC) e de recomendação (IRE). Por fim, o terceiro e último perfil é composto por clientes com alto desempenho (IDC) e alta recomendação (IRE), denominado “Estrela”. |
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O efeito do boca a boca no desempenho da carteira de clientes: um estudo no setor de previdência complementar privada no BrasilBoca a bocaRelacionamentoSatisfaçãoRecomendaçãoDesempenho de ClientesRelationshipSatisfactionRecommendationCustomers PerformanceWord of MouthEste trabalho busca aprofundar o entendimento do impacto da recomendação gerada pelo boca a boca no desempenho do cliente para empresa de serviço, identificando ainda a relação entre intenção de recomendação e valor do cliente. Para tanto, foram desenvolvidos dois novos indicadores, o Índice de Recomendação Efetiva (IRE) e o Índice de Desempenho do Cliente (IDC), que visam simplificar o cálculo, tornando-os aplicáveis a maior parte das empresas, em especial as do segmento de serviços. Utilizando como insumo pesquisa de mercado de empresa do segmento serviços, esse trabalho demonstra que existe relação não linear quadrática entre o IDC e IRE, no formato U-Shape. Com base nessa relação, foi possível mapear três perfis de clientes. O primeiro perfil, denominado “Catalizador” é composto por clientes com baixo desempenho (IDC), porém com alta recomendação (IRE). O segundo perfil, chamado de “Neutro”, é composto por clientes com níveis médios de desempenho (IDC) e de recomendação (IRE). Por fim, o terceiro e último perfil é composto por clientes com alto desempenho (IDC) e alta recomendação (IRE), denominado “Estrela”.This study seeks to deepen the understanding of the impact of the recommendation generated by word of mouth in client performance for service companies, also identifying the relation between intention of recommendation and client value. Following this purpose, two new indicators were developed, the Index of Effective Recommendation (IRE) and Customer Performance Index (IDC), in order to simplify measurement and making them applicable to most companies, especially those in services industry. Using as input a market research of a financial service company, this study demonstrates that there is a quadratic nonlinear relationship between the IDC and IRE, in U-Shape format. Based on that relationship, three customer profiles were identified. The first profile, called "Catalyst" is consisted of clients with low performance (IDC), but with high recommendation (IRE). The second profile, called "Neutral", consists of customers with average levels of performance (IDC) and recommendation (IRE). Finally, the third and last profile consists of customers with high performance (IDC) and high recommendation (IRE), called "Star".Claro, Danny PimentelCosta, Sandro Bonfim DaCosta, Sandro Bonfim Da2021-09-13T03:12:10Z2015-09-28T22:10:53Z2021-09-13T03:12:10Z2015-09-28T22:10:53Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis82 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/774S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:36:07Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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