Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551 |
Resumo: | Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos. |
id |
INSP_8500b17b2acefc72c52cd95a654c0a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4551 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o BrasilEducaçãoSaláriosTecnologiaAmérica LatinaBrasilEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.Não informado2022-10-28T17:41:00Z2022-10-28T17:41:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 311-328Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551342Pesquisa e planejamento econômico (PPE)BrasilNão informadoO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, ReynaldoFernandes, ReynaldoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-19T03:01:12Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-19T03:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
title |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
spellingShingle |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil Fernandes, Reynaldo Educação Salários Tecnologia América Latina Brasil |
title_short |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
title_full |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
title_fullStr |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
title_sort |
Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil |
author |
Fernandes, Reynaldo |
author_facet |
Fernandes, Reynaldo NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Reynaldo Fernandes, Reynaldo NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Salários Tecnologia América Latina Brasil |
topic |
Educação Salários Tecnologia América Latina Brasil |
description |
Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2022-10-28T17:41:00Z 2022-10-28T17:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551 3 42 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551 |
identifier_str_mv |
3 42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa e planejamento econômico (PPE) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 311-328 Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Não informado |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Não informado |
publisher.none.fl_str_mv |
Não informado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986267052474368 |