Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Reynaldo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551
Resumo: Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.
id INSP_8500b17b2acefc72c52cd95a654c0a14
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4551
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o BrasilEducaçãoSaláriosTecnologiaAmérica LatinaBrasilEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.Não informado2022-10-28T17:41:00Z2022-10-28T17:41:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 311-328Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551342Pesquisa e planejamento econômico (PPE)BrasilNão informadoO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, ReynaldoFernandes, ReynaldoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-19T03:01:12Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-19T03:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
title Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
spellingShingle Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
Fernandes, Reynaldo
Educação
Salários
Tecnologia
América Latina
Brasil
title_short Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
title_full Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
title_fullStr Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
title_full_unstemmed Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
title_sort Educação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasil
author Fernandes, Reynaldo
author_facet Fernandes, Reynaldo
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Reynaldo
Fernandes, Reynaldo
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Salários
Tecnologia
América Latina
Brasil
topic Educação
Salários
Tecnologia
América Latina
Brasil
description Esse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalha dores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas.A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2022-10-28T17:41:00Z
2022-10-28T17:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551
3
42
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4551
identifier_str_mv 3
42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa e planejamento econômico (PPE)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 311-328
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Não informado
dc.publisher.none.fl_str_mv Não informado
publisher.none.fl_str_mv Não informado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986267052474368