Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5933 |
Resumo: | Esse artigo constroi um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981-2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos. |
id |
INSP_97d01a016474180ebff0a48b5cc5962f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5933 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o BrasilEducaçãosaláriostecnologiaAmérica LatinaBrasilEducationWagesTechnologyLatin AmericaBrazilEsse artigo constroi um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981-2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.This article develops a competitive model that relates the relative wages and allocation to tasks of workers with different education levels to the demand and supply of skills, providing empirical evidence for the case of Brazil. The model assumes that all skilled workers perform complex tasks, unskilled workers perform simple tasks and semiskilled workers can do both. The distribution of semi-skilled workers across tasks is generated endogenously to maximize total output of the economy. We conduct an empirical simulation of the model for the Brazilian economy in the period 1981-2009. The results suggest that there has been a rise in the relative demand for skilled workers in complex tasks and for semiskilled workers in simple tasks. Absent these demand shocks, the relative wages of the semiskilled workers would have fallen by more and the relative wages of the skilled workers would have fallen instead of rising in Brazil over the last 30 years.InsperIBMEC - São Paulo2023-07-25T03:29:35Z2023-07-25T03:29:35Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article29 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5933WPE 296/2012Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, ReynaldoMenezes Filho, Naercio AquinoFernandes, ReynaldoMenezes Filho, Naercio Aquinoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:25:23Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:25:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
title |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
spellingShingle |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil Fernandes, Reynaldo Educação salários tecnologia América Latina Brasil Education Wages Technology Latin America Brazil |
title_short |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
title_full |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
title_fullStr |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
title_sort |
Educação, Salários e a Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil |
author |
Fernandes, Reynaldo |
author_facet |
Fernandes, Reynaldo Menezes Filho, Naercio Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Menezes Filho, Naercio Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Reynaldo Menezes Filho, Naercio Aquino Fernandes, Reynaldo Menezes Filho, Naercio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação salários tecnologia América Latina Brasil Education Wages Technology Latin America Brazil |
topic |
Educação salários tecnologia América Latina Brasil Education Wages Technology Latin America Brazil |
description |
Esse artigo constroi um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981-2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2023-07-25T03:29:35Z 2023-07-25T03:29:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5933 WPE 296/2012 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5933 |
identifier_str_mv |
WPE 296/2012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Insper Working Paper |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 p. Digital application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Insper IBMEC - São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Insper IBMEC - São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986272252362752 |