O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tujisoki, Alessandra Yume
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1513
Resumo: Como contribuição ao problema de saúde pública do aborto no Brasil, o presente trabalho tem o intuito de modelar o processo decisório de planejamento familiar com o qual as mulheres em idade reprodutiva se deparam. Para fazê-lo, parte-se de uma árvore de decisão, onde são consideradas duas etapas; a primeira acerca da prevenção de uma gravidez indesejada e a segunda, para aquelas que não se previnem e engravidam, se realizarão um aborto ou não. O modelo de decisão sugere que a percepção da probabilidade de engravidar será de suma importância na opção por prevenção. Após procedimento de coleta de dados de 201 mulheres, as evidências empíricas por meio de modelos Logit dão sustentabilidade ao modelo teórico, e foram relevantes fatores relacionados ao conhecimento sobre o planejamento familiar e fatores pessoais que lidam com valores e crenças nas quais não se tem alcance de intervenção. Um maior nível de instrução escolar e de planejamento familiar são fatores que contribuirão para a minimização de abortos inseguros, juntamente com o investimento na praticidade e confortabilidade de métodos contraceptivos.
id INSP_8c91c3279e626abff1c3b710f69bd4d4
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1513
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do abortoAbortoContracepçãoPlanejamento familiarSaúdeComo contribuição ao problema de saúde pública do aborto no Brasil, o presente trabalho tem o intuito de modelar o processo decisório de planejamento familiar com o qual as mulheres em idade reprodutiva se deparam. Para fazê-lo, parte-se de uma árvore de decisão, onde são consideradas duas etapas; a primeira acerca da prevenção de uma gravidez indesejada e a segunda, para aquelas que não se previnem e engravidam, se realizarão um aborto ou não. O modelo de decisão sugere que a percepção da probabilidade de engravidar será de suma importância na opção por prevenção. Após procedimento de coleta de dados de 201 mulheres, as evidências empíricas por meio de modelos Logit dão sustentabilidade ao modelo teórico, e foram relevantes fatores relacionados ao conhecimento sobre o planejamento familiar e fatores pessoais que lidam com valores e crenças nas quais não se tem alcance de intervenção. Um maior nível de instrução escolar e de planejamento familiar são fatores que contribuirão para a minimização de abortos inseguros, juntamente com o investimento na praticidade e confortabilidade de métodos contraceptivos.Tai, Luciana Yeung LukTujisoki, Alessandra YumeTujisoki, Alessandra Yume2017-02-24T12:01:16Z2021-09-13T02:43:03Z20162017-02-24T12:01:16Z2021-09-13T02:43:03Z20162016bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1513São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:32:12Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:32:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
title O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
spellingShingle O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
Tujisoki, Alessandra Yume
Aborto
Contracepção
Planejamento familiar
Saúde
title_short O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
title_full O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
title_fullStr O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
title_full_unstemmed O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
title_sort O Comportamento da mulher em idade reprodutiva: determinantes do planejamento familiar e do aborto
author Tujisoki, Alessandra Yume
author_facet Tujisoki, Alessandra Yume
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tai, Luciana Yeung Luk
dc.contributor.author.fl_str_mv Tujisoki, Alessandra Yume
Tujisoki, Alessandra Yume
dc.subject.por.fl_str_mv Aborto
Contracepção
Planejamento familiar
Saúde
topic Aborto
Contracepção
Planejamento familiar
Saúde
description Como contribuição ao problema de saúde pública do aborto no Brasil, o presente trabalho tem o intuito de modelar o processo decisório de planejamento familiar com o qual as mulheres em idade reprodutiva se deparam. Para fazê-lo, parte-se de uma árvore de decisão, onde são consideradas duas etapas; a primeira acerca da prevenção de uma gravidez indesejada e a segunda, para aquelas que não se previnem e engravidam, se realizarão um aborto ou não. O modelo de decisão sugere que a percepção da probabilidade de engravidar será de suma importância na opção por prevenção. Após procedimento de coleta de dados de 201 mulheres, as evidências empíricas por meio de modelos Logit dão sustentabilidade ao modelo teórico, e foram relevantes fatores relacionados ao conhecimento sobre o planejamento familiar e fatores pessoais que lidam com valores e crenças nas quais não se tem alcance de intervenção. Um maior nível de instrução escolar e de planejamento familiar são fatores que contribuirão para a minimização de abortos inseguros, juntamente com o investimento na praticidade e confortabilidade de métodos contraceptivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016
2017-02-24T12:01:16Z
2017-02-24T12:01:16Z
2021-09-13T02:43:03Z
2021-09-13T02:43:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1513
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986254861729792