Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nieto, Guilherme Rossi
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1561
Resumo: Um cargo no setor público remunera, em média, 70% a mais que seu equivalente no setor privado. Seus benefícios mais comuns são Aposentadoria integral, licença prêmio e não poder ser demitido. Por outro lado, no setor privado, costumam ser remuneração meritocrática, bônus, PNL e maior abertura para crescimento e carreira. Como isso afeta a decisão de um indivíduo para o que se refere ao seu futuro profissional? Neste trabalho, estudaremos os diferentes impactos desses benefícios para homens e mulheres de diferentes raças, em diferentes setores da economia através da análise de taxações sobre a utilidade esperada por esses indivíduos. Ao final, observaremos as consequências, positivas e negativas, de suas escolhas no crescimento da economia agregada.
id INSP_98a36795ba20bef8f51ceefd4ab6d3c0
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1561
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.AlocaçãoeficiênciaSetor Público e PrivadoAllocationefficiencyPublic and Private SectorUm cargo no setor público remunera, em média, 70% a mais que seu equivalente no setor privado. Seus benefícios mais comuns são Aposentadoria integral, licença prêmio e não poder ser demitido. Por outro lado, no setor privado, costumam ser remuneração meritocrática, bônus, PNL e maior abertura para crescimento e carreira. Como isso afeta a decisão de um indivíduo para o que se refere ao seu futuro profissional? Neste trabalho, estudaremos os diferentes impactos desses benefícios para homens e mulheres de diferentes raças, em diferentes setores da economia através da análise de taxações sobre a utilidade esperada por esses indivíduos. Ao final, observaremos as consequências, positivas e negativas, de suas escolhas no crescimento da economia agregada.A position in the public sector pays, on average, 70% more than its equivalent in the private sector. Its most common benefits are full retirement, premium licences and not being fired. On the other hand, the private sector tend to be more meritocratic, with better remuneration, bonuses, NLP and greater openness to growth and career. How does this affect an individual's decision as to their professional future? In this work, we will study the different impacts of these benefits for men and women of different races in different sectors of the economy through the analysis of taxation on the expected utility by these individuals. In the end, we will look at the positive and negative consequences of their choices on the growth of the aggregate economy.Santos, Marcelo Rodrigues dosNieto, Guilherme RossiNieto, Guilherme Rossi2017-04-18T13:45:57Z2021-09-13T02:37:39Z20162017-04-18T13:45:57Z2021-09-13T02:37:39Z20162016bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1561São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:33:03Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
title Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
spellingShingle Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
Nieto, Guilherme Rossi
Alocação
eficiência
Setor Público e Privado
Allocation
efficiency
Public and Private Sector
title_short Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
title_full Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
title_fullStr Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
title_full_unstemmed Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
title_sort Diferencial do salário público e privado, alocação de talentos e crescimento de produtividade no Brasil.
author Nieto, Guilherme Rossi
author_facet Nieto, Guilherme Rossi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marcelo Rodrigues dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nieto, Guilherme Rossi
Nieto, Guilherme Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Alocação
eficiência
Setor Público e Privado
Allocation
efficiency
Public and Private Sector
topic Alocação
eficiência
Setor Público e Privado
Allocation
efficiency
Public and Private Sector
description Um cargo no setor público remunera, em média, 70% a mais que seu equivalente no setor privado. Seus benefícios mais comuns são Aposentadoria integral, licença prêmio e não poder ser demitido. Por outro lado, no setor privado, costumam ser remuneração meritocrática, bônus, PNL e maior abertura para crescimento e carreira. Como isso afeta a decisão de um indivíduo para o que se refere ao seu futuro profissional? Neste trabalho, estudaremos os diferentes impactos desses benefícios para homens e mulheres de diferentes raças, em diferentes setores da economia através da análise de taxações sobre a utilidade esperada por esses indivíduos. Ao final, observaremos as consequências, positivas e negativas, de suas escolhas no crescimento da economia agregada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016
2017-04-18T13:45:57Z
2017-04-18T13:45:57Z
2021-09-13T02:37:39Z
2021-09-13T02:37:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1561
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986258469879808