Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinardi, Marcelo Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/832
Resumo: Esta dissertação propõe a análise empírica do comportamento das séries de retornos intradiários de um conjunto de ações com alta liquidez financeira do mercado brasileiro. Estudou-se a presença e os efeitos da sazonalidade intradiária na utilização de modelos clássicos de estimação da volatilidade condicional dos retornos, modelos da família (G)ARCH. Tais efeitos se revelam na existência no padrão “J-invertido” apresentado pelos módulos dos retornos intradiários. Por fim, foram realizadas previsões da volatilidade condicional para um período de controle determinado, para três séries de retornos: série de retornos crua, corrigidas para a sazonalidade intradiária, e corrigida para sazonalidade e para o fator “dia da semana”. Os resultados obtidos indicaram grande melhora na previsibilidade do modelo quando a série é corrigida.
id INSP_99ed70b28357e3f6688eed98bc20479b
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/832
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Estudo e previsão da volatilidade intradiária de açõesGARCHSazonalidade intradiáriaDados de alta frequênciaLevene modificadoGARCHIntraday periodicityHigh frequency dataModified leveneEsta dissertação propõe a análise empírica do comportamento das séries de retornos intradiários de um conjunto de ações com alta liquidez financeira do mercado brasileiro. Estudou-se a presença e os efeitos da sazonalidade intradiária na utilização de modelos clássicos de estimação da volatilidade condicional dos retornos, modelos da família (G)ARCH. Tais efeitos se revelam na existência no padrão “J-invertido” apresentado pelos módulos dos retornos intradiários. Por fim, foram realizadas previsões da volatilidade condicional para um período de controle determinado, para três séries de retornos: série de retornos crua, corrigidas para a sazonalidade intradiária, e corrigida para sazonalidade e para o fator “dia da semana”. Os resultados obtidos indicaram grande melhora na previsibilidade do modelo quando a série é corrigida.This article proposes the empirical analysis of the behavior of eight high-frequency return series of the main stocks traded in the brazilian market. It studies the evidence and the effects of the intraday periodicity over the classical models used to estimate the conditional volatility of the returns, (G)ARCH family models. These effects can be seen by the inverted Jshape shown by the absolute values of the returns of each period during the trading time. Finally, the conditional volatility is forecasted for a out-of-sample period, using three different return series: raw returns, returns adjusted by the intraday periodicity and returns adjusted by intraday periodicity and the “day of the week” effect. The results reveal superior prediction ability when the adjusted series are used.Artes, RinaldoSpinardi, Marcelo AugustoSpinardi, Marcelo Augusto2021-09-13T03:15:02Z2015-10-03T12:16:07Z2021-09-13T03:15:02Z2015-10-03T12:16:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/832São Paulo“TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM”info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:35:59Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:35:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
title Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
spellingShingle Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
Spinardi, Marcelo Augusto
GARCH
Sazonalidade intradiária
Dados de alta frequência
Levene modificado
GARCH
Intraday periodicity
High frequency data
Modified levene
title_short Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
title_full Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
title_fullStr Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
title_full_unstemmed Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
title_sort Estudo e previsão da volatilidade intradiária de ações
author Spinardi, Marcelo Augusto
author_facet Spinardi, Marcelo Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Artes, Rinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinardi, Marcelo Augusto
Spinardi, Marcelo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv GARCH
Sazonalidade intradiária
Dados de alta frequência
Levene modificado
GARCH
Intraday periodicity
High frequency data
Modified levene
topic GARCH
Sazonalidade intradiária
Dados de alta frequência
Levene modificado
GARCH
Intraday periodicity
High frequency data
Modified levene
description Esta dissertação propõe a análise empírica do comportamento das séries de retornos intradiários de um conjunto de ações com alta liquidez financeira do mercado brasileiro. Estudou-se a presença e os efeitos da sazonalidade intradiária na utilização de modelos clássicos de estimação da volatilidade condicional dos retornos, modelos da família (G)ARCH. Tais efeitos se revelam na existência no padrão “J-invertido” apresentado pelos módulos dos retornos intradiários. Por fim, foram realizadas previsões da volatilidade condicional para um período de controle determinado, para três séries de retornos: série de retornos crua, corrigidas para a sazonalidade intradiária, e corrigida para sazonalidade e para o fator “dia da semana”. Os resultados obtidos indicaram grande melhora na previsibilidade do modelo quando a série é corrigida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-10-03T12:16:07Z
2015-10-03T12:16:07Z
2021-09-13T03:15:02Z
2021-09-13T03:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/832
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259372703744