Impactos da Habilidade Cognitiva e Barreiras Políticas para a sua Melhora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5924 |
Resumo: | Esse trabalho se divide em duas partes. Na primeira parte, realizamos um estudo empírico, para o período de 1991/2008, e concluímos que estados brasileiros cuja população apresenta um melhor desempenho nos testes de proficiência obtêm um maior crescimento do PIB per capita. O aumento de um desvio-padrão na habilidade cognitiva eleva o crescimento anual médio do PIB per capita entre 0,77% e 0,88%. Na segunda parte, analisamos os principais entraves políticos para a adoção de uma política de “school accountability” voltada para elevar a qualidade da educação: existência de uma tradição corporativista nos sindicatos de professores; uma visão predominante contrária à implementação de metas na educação e a força dos sindicatos nos diferentes níveis do poder político. |
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Impactos da Habilidade Cognitiva e Barreiras Políticas para a sua Melhorahabilidade cognitivacrescimento econômicoSAEBsindicatoscognitive habilityeconomic growthSAEB;labor unionsEsse trabalho se divide em duas partes. Na primeira parte, realizamos um estudo empírico, para o período de 1991/2008, e concluímos que estados brasileiros cuja população apresenta um melhor desempenho nos testes de proficiência obtêm um maior crescimento do PIB per capita. O aumento de um desvio-padrão na habilidade cognitiva eleva o crescimento anual médio do PIB per capita entre 0,77% e 0,88%. Na segunda parte, analisamos os principais entraves políticos para a adoção de uma política de “school accountability” voltada para elevar a qualidade da educação: existência de uma tradição corporativista nos sindicatos de professores; uma visão predominante contrária à implementação de metas na educação e a força dos sindicatos nos diferentes níveis do poder político.This paper is divided in two parts. In the first one, we performed an empirical investigation and concluded that Brazilian states with a better qualified population (measured by the results in proficiency tests) obtain a faster GDP per capita growth rate. A rise of the cognitive ability by one standard deviation increases the average annual GDP per capita growth rate between 0.77% and 0.88%. In the second part, we present the main political obstacles to the implementation of a school accountability policy with the focus on the rise of the cognitive ability: teacher’s labor union’s corporativism, political power and opposition to policies with targets in education.Insper2023-07-24T19:27:39Z2023-07-24T19:27:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5924WPE 285/2012Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Eduardo de CarvalhoMelo, Carlos Alberto Furtado deAndrade, Eduardo de CarvalhoMelo, Carlos Alberto Furtado deporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:12:50Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:12:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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