Impactos da Habilidade Cognitiva e Barreiras Políticas para a sua Melhora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eduardo de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Carlos Alberto Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5924
Resumo: Esse trabalho se divide em duas partes. Na primeira parte, realizamos um estudo empírico, para o período de 1991/2008, e concluímos que estados brasileiros cuja população apresenta um melhor desempenho nos testes de proficiência obtêm um maior crescimento do PIB per capita. O aumento de um desvio-padrão na habilidade cognitiva eleva o crescimento anual médio do PIB per capita entre 0,77% e 0,88%. Na segunda parte, analisamos os principais entraves políticos para a adoção de uma política de “school accountability” voltada para elevar a qualidade da educação: existência de uma tradição corporativista nos sindicatos de professores; uma visão predominante contrária à implementação de metas na educação e a força dos sindicatos nos diferentes níveis do poder político.
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