Transformação Digital no Setor Financeiro: uma tipologia de ações, affordances e impactos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Cardia Da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2672
Resumo: Transformação digital em organizações diz respeito a um processo de profundas modificações estratégicas nas propriedades da organização por meio do uso de tecnologias digitais, visando geração de valor para o negócio. A despeito da relevância do tema, ainda não há um entendimento amplo sobre o fenômeno, prevalecendo discussões sobre modelos estratégicos e havendo oportunidade para contribuições com ênfase no uso efetivo das tecnologias digitais no contexto organizacional. Assim, este trabalho adota a abordagem de affordances, termo que indica possibilidades de ação criadas na relação entre as propriedades materiais de um artefato tecnológico e as percepções dos usuários orientados por objetivos, e realizadas com o atingimento desses objetivos. Delimitado ao setor financeiro, este trabalho analisa que mudanças têm ocorrido em organizações a partir do uso das seguintes tecnologias digitais: social media, mobile, data analytics, cloud computing, internet of things, artificial intelligence, e blockchain. Esta pesquisa é de natureza qualitativa indutiva, fazendo uso de princípios e técnicas da teoria fundamentada para análise de 34 casos descritivos publicados em revista peer review de circulação global entre 1998 e 2019. Eles descrevem processos de transformação digital em 60 bancos, envolvendo as principais instituições financeiras do mundo. Por meio de codificação aberta, axial e seletiva, a análise visou: i) identificar de que forma diferentes tecnologias digitais estão envolvidas na transformação digital; ii) delinear o processo de criação e realização de affordances organizacionais e seus os impactos no nível organizacional; iii) identificar tipos de ações, affordances e impactos organizacionais. Com base nos resultados, sugere-se que: i) as ações que orientam usos de tecnologias digitais nas organizações do setor financeiro são predominantemente gerenciais, em vez de estratégicos; ii) os tipos de affordances organizacionais desenvolvidos nesse uso caracterizam predominantemente digitalização de produtos e serviços e em vez de transformação estratégica; iii) no nível organizacional, predominam ajustes adaptativos, em vez de mudança robusta. Conclui-se que organizações do setor financeiro ainda não desenvolvem ações de natureza estratégica para fazer uso do potencial de geração de valor das tecnologias digitais, estando em fase de digitalização de produtos e serviços e não de criação de negócios digitais, o que indica baixo desempenho organizacional no ambiente digital.
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Assim, este trabalho adota a abordagem de affordances, termo que indica possibilidades de ação criadas na relação entre as propriedades materiais de um artefato tecnológico e as percepções dos usuários orientados por objetivos, e realizadas com o atingimento desses objetivos. Delimitado ao setor financeiro, este trabalho analisa que mudanças têm ocorrido em organizações a partir do uso das seguintes tecnologias digitais: social media, mobile, data analytics, cloud computing, internet of things, artificial intelligence, e blockchain. Esta pesquisa é de natureza qualitativa indutiva, fazendo uso de princípios e técnicas da teoria fundamentada para análise de 34 casos descritivos publicados em revista peer review de circulação global entre 1998 e 2019. Eles descrevem processos de transformação digital em 60 bancos, envolvendo as principais instituições financeiras do mundo. Por meio de codificação aberta, axial e seletiva, a análise visou: i) identificar de que forma diferentes tecnologias digitais estão envolvidas na transformação digital; ii) delinear o processo de criação e realização de affordances organizacionais e seus os impactos no nível organizacional; iii) identificar tipos de ações, affordances e impactos organizacionais. Com base nos resultados, sugere-se que: i) as ações que orientam usos de tecnologias digitais nas organizações do setor financeiro são predominantemente gerenciais, em vez de estratégicos; ii) os tipos de affordances organizacionais desenvolvidos nesse uso caracterizam predominantemente digitalização de produtos e serviços e em vez de transformação estratégica; iii) no nível organizacional, predominam ajustes adaptativos, em vez de mudança robusta. Conclui-se que organizações do setor financeiro ainda não desenvolvem ações de natureza estratégica para fazer uso do potencial de geração de valor das tecnologias digitais, estando em fase de digitalização de produtos e serviços e não de criação de negócios digitais, o que indica baixo desempenho organizacional no ambiente digital.Digital transformation in organizations concerns a process of profound strategic changes in the organization's properties using digital technologies aiming at generating value for the business. Despite the relevance of the theme, there is still no wide understanding of the phenomenon. It prevails discussions on strategic models and there is an opportunity for contributions with emphasis on the effective use of digital technologies in the organizational context. Thus, this study adopts the approach of affordances. It is a term which indicates possibilities of action based on the relationship between the material properties of a technological artifact and the perceptions of actors’ goal oriented and actualized through the achievement of outcomes. Delimited to the financial sector, this study analyzes changes that have occurred in organizations from the use of the following digital technologies: social media, mobile, data analytics, cloud computing, internet of things, artificial intelligence, and blockchain. This is an inductive qualitative research and it uses principles and techniques of Grounded Theory to analyze 34 descriptive cases published in peer review magazine of global circulation between 1998 and 2019. These cases describe digital transformation processes in 60 banks involving the world's leading financial institutions. The analysis aimed to: i) identify how different digital technologies are involved in digital transformation; ii) outline the process of creation and actualization of organizational affordances and their impacts on the organizational level; iii) identify types of actions, affordances and organizational impacts; through open, axial and selective coding. Based on the results, it is suggested that: i) the actions which guide the uses of digital technologies in the financial sector are predominantly managerial, rather than strategic; ii) the types of organizational affordances developed in this use are predominantly characterized by digitalization of products and services instead of strategic transformation; iii) at the organizational level, adaptive adjustments prevail rather than robust transformation. It is concluded that financial sector organizations have not yet developed actions of a strategic nature to make use of the potential generated value by digital technologies. They still are in the digitization phase of products and services instead of creating new digital business model which indicates low organizational performance in the digital environment.Holz, Edvalter BeckerSilva, Luciana Cardia DaSilva, Luciana Cardia Da2021-09-13T03:11:48Z2021-02-08T15:24:09Z2021-09-13T03:11:48Z20202021-02-08T15:24:09Z20202020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis82p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2672S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:31:00Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
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