A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Roberto De Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2677
Resumo: No Brasil e na maioria dos mercados, as firmas de cobrança são as principais responsáveis pela atividade de recuperação de crédito e exercem um papel fundamental para minimizar perdas e contribuir para a eficiência do mercado. Para isso, investem em infraestrutura de call center e na formação e desenvolvimento do agente de cobrança, uma variável importante da equação de produção dessas companhias. Este estudo se propõe a analisar a relação entre experiência e performance no âmbito individual do agente de cobrança, controlando fatores operacionais e sociodemográficos que contribuem para sugerir um modelo preditivo de recuperação de crédito. Embora a produção de estudos dedicados à relação entre experiência e performance seja significativa, diferentes correntes teóricas se baseiam em achados divergentes sobre como essas variáveis se relacionam ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida em painel longitudinal e abrangeu um período de 25 meses correspondentes aos créditos recuperados por 283 indivíduos. Os resultados confirmaram que a relação entre experiência e desempenho é positiva, mas sua linearidade é alterada conforme o grau de complexidade da negociação submetida ao agente. Para os estágios mais avançados da cobrança quando as negociações são mais complexas, a relação é positiva e não-linear.
id INSP_ab731e6be59682d33c540338788c5acb
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2677
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Silva, Paulo Roberto De CarvalhoClaro, Priscila Borin de OliveiraAlencar, Airlane PereiraBortoluzzo, Adriana BruscatoS�o Paulo2021-09-13T03:13:29Z2021-02-10T15:43:54Z2021-09-13T03:13:29Z20202021-02-10T15:43:54Z20202020https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2677No Brasil e na maioria dos mercados, as firmas de cobrança são as principais responsáveis pela atividade de recuperação de crédito e exercem um papel fundamental para minimizar perdas e contribuir para a eficiência do mercado. Para isso, investem em infraestrutura de call center e na formação e desenvolvimento do agente de cobrança, uma variável importante da equação de produção dessas companhias. Este estudo se propõe a analisar a relação entre experiência e performance no âmbito individual do agente de cobrança, controlando fatores operacionais e sociodemográficos que contribuem para sugerir um modelo preditivo de recuperação de crédito. Embora a produção de estudos dedicados à relação entre experiência e performance seja significativa, diferentes correntes teóricas se baseiam em achados divergentes sobre como essas variáveis se relacionam ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida em painel longitudinal e abrangeu um período de 25 meses correspondentes aos créditos recuperados por 283 indivíduos. Os resultados confirmaram que a relação entre experiência e desempenho é positiva, mas sua linearidade é alterada conforme o grau de complexidade da negociação submetida ao agente. Para os estágios mais avançados da cobrança quando as negociações são mais complexas, a relação é positiva e não-linear.In Brazil and in most markets, collection firms are the leading players in the credit recovery sector, playing a key role in reducing losses, thus cooperating to increase the credit market efficiency. To this end, these companies invest a lot in call center infrastructure and in the development of collection agents, an important variable of the debt collection performance. This study aims to analyze the relationship between experience and performance at the individual dimension of the collection agent, controlling the operational and sociodemographic components that contributed to develop a debt collection predictive model. Although there is a lot of studies analyzing the relationship between experience and performance, different theories have emerged based on dissonant findings regarding how these variables relate to each other across time. A panel data was developed to conduct the analysis that covered a period of 25 months of credits recovered by 283 individuals. The results confirmed there is a positive relationship between experience and performance, but it was found a change in its linearity over time when moderated by the degree of activity complexity submitted to the agent. In the meantime, this relationship changes according to the stage of debt collections, assuming a non-linear function in the advanced collection phases when negotiations are more complex.43p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessRecuperação de créditoAgente de cobrançaExperiênciaDesempenhoAnalise preditivaCredit recoveryCollections agentExperiencePerformancePredictive analysisA relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTPaulo Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain83889https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/1/Paulo%20Carvalho.pdf.txt282f166e53735ece5e189d63763b40e4MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALPaulo Carvalho.pdfapplication/pdf1035434https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/3/Paulo%20Carvalho.pdfbc270d507ea50e7948feaa0bcb500dbcMD53THUMBNAILPaulo Carvalho.pdf.jpgPaulo Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/4/Paulo%20Carvalho.pdf.jpg47511ce44220ca16f0bbb021043d7114MD5411224/26772023-01-28 18:58:31.072oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-28T23:58:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
title A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
spellingShingle A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
Silva, Paulo Roberto De Carvalho
Recuperação de crédito
Agente de cobrança
Experiência
Desempenho
Analise preditiva
Credit recovery
Collections agent
Experience
Performance
Predictive analysis
title_short A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
title_full A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
title_fullStr A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
title_full_unstemmed A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
title_sort A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil
author Silva, Paulo Roberto De Carvalho
author_facet Silva, Paulo Roberto De Carvalho
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Claro, Priscila Borin de Oliveira
Alencar, Airlane Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Roberto De Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortoluzzo, Adriana Bruscato
contributor_str_mv Bortoluzzo, Adriana Bruscato
dc.subject.por.fl_str_mv Recuperação de crédito
Agente de cobrança
Experiência
Desempenho
Analise preditiva
Credit recovery
Collections agent
Experience
Performance
Predictive analysis
topic Recuperação de crédito
Agente de cobrança
Experiência
Desempenho
Analise preditiva
Credit recovery
Collections agent
Experience
Performance
Predictive analysis
description No Brasil e na maioria dos mercados, as firmas de cobrança são as principais responsáveis pela atividade de recuperação de crédito e exercem um papel fundamental para minimizar perdas e contribuir para a eficiência do mercado. Para isso, investem em infraestrutura de call center e na formação e desenvolvimento do agente de cobrança, uma variável importante da equação de produção dessas companhias. Este estudo se propõe a analisar a relação entre experiência e performance no âmbito individual do agente de cobrança, controlando fatores operacionais e sociodemográficos que contribuem para sugerir um modelo preditivo de recuperação de crédito. Embora a produção de estudos dedicados à relação entre experiência e performance seja significativa, diferentes correntes teóricas se baseiam em achados divergentes sobre como essas variáveis se relacionam ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida em painel longitudinal e abrangeu um período de 25 meses correspondentes aos créditos recuperados por 283 indivíduos. Os resultados confirmaram que a relação entre experiência e desempenho é positiva, mas sua linearidade é alterada conforme o grau de complexidade da negociação submetida ao agente. Para os estágios mais avançados da cobrança quando as negociações são mais complexas, a relação é positiva e não-linear.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.available.fl_str_mv 2020
2021-09-13T03:13:29Z
2021-02-10T15:43:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T03:13:29Z
2021-02-10T15:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2677
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/1/Paulo%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/3/Paulo%20Carvalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2677/4/Paulo%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 282f166e53735ece5e189d63763b40e4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bc270d507ea50e7948feaa0bcb500dbc
47511ce44220ca16f0bbb021043d7114
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085950054432768