A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série. |
id |
INSP_b531cf7f4b0b1e207ef2e9f50867ac15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5748 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho EscolarQualidade da EducaçãoGastos com EducaçãoO objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.The aim of this paper is to verify whether education expenditures impact learning of 4th and 8th grade students in Brazil. To measure expenditures we use the education expenditures on fundamental education at the municipality level in 2005, while learning is measured through the average performance of the municipality pupils in mathematics and portuguese proficiency tests at Prova Brasil. We find that, after controlling for the average years of schooling, length of school day, teachers’ education and State dummies, which capture unobservables possibly correlated with expenditure and performance, the impact of expenditures on performance is very small and statistically insignificant in the majority of the specifications. In addition, through quantile regressions, we found that the significance of the impact oh higher expenditures on performance happens only on the higher grading municipalities on the 4th grade.InsperIBMEC São Paulo2023-07-13T19:04:41Z2023-07-13T19:04:41Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748WPE 164/2009Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes Filho, Naercio AquinoAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doMenezes Filho, Naercio AquinoAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:24:34Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:24:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
title |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
spellingShingle |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar Menezes Filho, Naercio Aquino Qualidade da Educação Gastos com Educação |
title_short |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
title_full |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
title_fullStr |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
title_full_unstemmed |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
title_sort |
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar |
author |
Menezes Filho, Naercio Aquino |
author_facet |
Menezes Filho, Naercio Aquino Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes Filho, Naercio Aquino Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do Menezes Filho, Naercio Aquino Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da Educação Gastos com Educação |
topic |
Qualidade da Educação Gastos com Educação |
description |
O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-07-13T19:04:41Z 2023-07-13T19:04:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748 WPE 164/2009 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748 |
identifier_str_mv |
WPE 164/2009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Insper Working Paper |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 p. Digital application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Insper IBMEC São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Insper IBMEC São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986254121435136 |