A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes Filho, Naercio Aquino
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748
Resumo: O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.
id INSP_b531cf7f4b0b1e207ef2e9f50867ac15
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5748
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho EscolarQualidade da EducaçãoGastos com EducaçãoO objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.The aim of this paper is to verify whether education expenditures impact learning of 4th and 8th grade students in Brazil. To measure expenditures we use the education expenditures on fundamental education at the municipality level in 2005, while learning is measured through the average performance of the municipality pupils in mathematics and portuguese proficiency tests at Prova Brasil. We find that, after controlling for the average years of schooling, length of school day, teachers’ education and State dummies, which capture unobservables possibly correlated with expenditure and performance, the impact of expenditures on performance is very small and statistically insignificant in the majority of the specifications. In addition, through quantile regressions, we found that the significance of the impact oh higher expenditures on performance happens only on the higher grading municipalities on the 4th grade.InsperIBMEC São Paulo2023-07-13T19:04:41Z2023-07-13T19:04:41Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748WPE 164/2009Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes Filho, Naercio AquinoAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doMenezes Filho, Naercio AquinoAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:24:34Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:24:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
title A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
spellingShingle A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Menezes Filho, Naercio Aquino
Qualidade da Educação
Gastos com Educação
title_short A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
title_full A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
title_fullStr A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
title_full_unstemmed A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
title_sort A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
author Menezes Filho, Naercio Aquino
author_facet Menezes Filho, Naercio Aquino
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
author_role author
author2 Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes Filho, Naercio Aquino
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
Menezes Filho, Naercio Aquino
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da Educação
Gastos com Educação
topic Qualidade da Educação
Gastos com Educação
description O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-07-13T19:04:41Z
2023-07-13T19:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748
WPE 164/2009
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5748
identifier_str_mv WPE 164/2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Insper Working Paper
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Insper
IBMEC São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Insper
IBMEC São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986254121435136