A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4638 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série. |
id |
INSP_ce8eb543fde4bf149c2e4e49d9ac5fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4638 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolarQualidade da educaçãoGastos com educaçãoSchooling qualityEducational expendituresO objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série.The aim of this paper is to verify whether education expenditures impact learning of 4th and 8 th grade students in Brazil. To measure expenditures we use the education expenditures on fundamental education at the municipality level in 2005, while learning is measured through the average performance of the municipality pupils in mathematics and portuguese proficiency tests at Prova Brasil. We find that, after controlling for the average years of schooling, length of school day, teachers’ education and State dummies, which capture unobservables possibly correlated with expenditure and performance, the impact of expenditures on performance is very small and statistically insignificant in the majority of the specifications. In addition, through quantile regressions, we found that the significance of the impact of higher expenditures on performance happens only on the higher grading municipalities on the 4th grade.Não informado2022-11-04T20:46:01Z2022-11-04T20:46:01Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDigitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4638Não informadoBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doAmaral, Luiz Felipe Leite Estanislau doNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-12T03:00:28Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
title |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
spellingShingle |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do Qualidade da educação Gastos com educação Schooling quality Educational expenditures |
title_short |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
title_full |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
title_fullStr |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
title_sort |
A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar |
author |
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do |
author_facet |
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do Amaral, Luiz Felipe Leite Estanislau do NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da educação Gastos com educação Schooling quality Educational expenditures |
topic |
Qualidade da educação Gastos com educação Schooling quality Educational expenditures |
description |
O objetivo desse artigo é verificar se os gastos com educação aumentam o aprendizado dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Para medir os gastos com educação nós utilizamos as despesas com educação fundamental dos municípios brasileiros em 2005, ao passo que a proficiência é medida através do resultado médio dos alunos do município nos exames de Matemática e Língua Portuguesa na prova Brasil do mesmo ano. Verificamos que, após controlarmos pela escolaridade média da população do município, número de horas-aula, proporção de docentes com nível superior e pelas dummies de cada UF, que capturam características não observáveis possivelmente correlacionadas com desempenho e gastos, o efeito dos gastos sobre o desempenho é muito pequeno e estatisticamente insignificante na maioria das especificações. Além disso, por meio de regressões quantílicas, constatamos que a significância do efeito dos gastos sobre o desempenho ocorre apenas para os municípios com notas mais altas na quarta série. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2022-11-04T20:46:01Z 2022-11-04T20:46:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4638 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Não informado |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Não informado |
publisher.none.fl_str_mv |
Não informado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986255352463360 |