Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626 |
Resumo: | O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa). |
id |
INSP_cdc3ad4c2b83f7d7d4cebec3a0d1749c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1626 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessVistocchi, Mateus MartinsIwai, TatianaIsabella, GiulianaSão Paulo2017-10-06T13:42:54Z2021-09-13T02:46:43Z20172017-10-06T13:42:54Z2021-09-13T02:46:43Z20172017https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).The dilemma between consuming a hedonic or utilitarian good is very common in consumers’ routine. When choosing what eat, this dilemma translates into opting for a heathier but not very tasty dish or for a tastier, but less healthy dish. Once that choice is made, consumers usually have to pick their dessert, which can also be either more hedonic or more utilitarian. To make consumers choose indulgence, previous literature suggests that marketing and sales professionals try and create pretexts for customers to obtain a justification for a consumption that makes them feel guilty. In this study, the objective is to verify if a promotion where the customer gets something for free when purchasing something else is enough to shift consumers’ preference to hedonic consumption. Besides, the author also seeks understanding on how the first choice (main dish) affects the second one (dessert).28 f.PromoçõesHyperopiaHedonismoComportamentoEscolhaPromotionsHyperopiaHedonismBehaviorChoiceEfeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain30871https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/1/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txtcea21ab9af1144c83a4bee086b5b8e02MD51Matheus Martins_autorização.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/2/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf924287https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/4/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdfc072d993d707411a9bbd3e273310d453MD54Matheus Martins_autorização.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf4675015https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/5/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf138267194e1f2dc14189ef5046cb5b66MD55THUMBNAILMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpgMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/6/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpg25981898392e0992c3d6dfbd2bd61f77MD56Matheus Martins_autorização.pdf.jpgMatheus Martins_autorização.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1566https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/7/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6c7dc2e03e589e194b0e7bea8ba36677MD5711224/16262022-12-02 13:46:53.664oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:46:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
title |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
spellingShingle |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários Vistocchi, Mateus Martins Promoções Hyperopia Hedonismo Comportamento Escolha Promotions Hyperopia Hedonism Behavior Choice |
title_short |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
title_full |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
title_fullStr |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
title_full_unstemmed |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
title_sort |
Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários |
author |
Vistocchi, Mateus Martins |
author_facet |
Vistocchi, Mateus Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Iwai, Tatiana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vistocchi, Mateus Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isabella, Giuliana |
contributor_str_mv |
Isabella, Giuliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoções Hyperopia Hedonismo Comportamento Escolha Promotions Hyperopia Hedonism Behavior Choice |
topic |
Promoções Hyperopia Hedonismo Comportamento Escolha Promotions Hyperopia Hedonism Behavior Choice |
description |
O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa). |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-06T13:42:54Z 2021-09-13T02:46:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-10-06T13:42:54Z 2021-09-13T02:46:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/1/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/2/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/3/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/4/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/5/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/6/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpg https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/7/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cea21ab9af1144c83a4bee086b5b8e02 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c072d993d707411a9bbd3e273310d453 138267194e1f2dc14189ef5046cb5b66 25981898392e0992c3d6dfbd2bd61f77 6c7dc2e03e589e194b0e7bea8ba36677 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085958844645376 |