Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vistocchi, Mateus Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626
Resumo: O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).
id INSP_cdc3ad4c2b83f7d7d4cebec3a0d1749c
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1626
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessVistocchi, Mateus MartinsIwai, TatianaIsabella, GiulianaSão Paulo2017-10-06T13:42:54Z2021-09-13T02:46:43Z20172017-10-06T13:42:54Z2021-09-13T02:46:43Z20172017https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).The dilemma between consuming a hedonic or utilitarian good is very common in consumers’ routine. When choosing what eat, this dilemma translates into opting for a heathier but not very tasty dish or for a tastier, but less healthy dish. Once that choice is made, consumers usually have to pick their dessert, which can also be either more hedonic or more utilitarian. To make consumers choose indulgence, previous literature suggests that marketing and sales professionals try and create pretexts for customers to obtain a justification for a consumption that makes them feel guilty. In this study, the objective is to verify if a promotion where the customer gets something for free when purchasing something else is enough to shift consumers’ preference to hedonic consumption. Besides, the author also seeks understanding on how the first choice (main dish) affects the second one (dessert).28 f.PromoçõesHyperopiaHedonismoComportamentoEscolhaPromotionsHyperopiaHedonismBehaviorChoiceEfeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain30871https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/1/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txtcea21ab9af1144c83a4bee086b5b8e02MD51Matheus Martins_autorização.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/2/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf924287https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/4/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdfc072d993d707411a9bbd3e273310d453MD54Matheus Martins_autorização.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf4675015https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/5/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf138267194e1f2dc14189ef5046cb5b66MD55THUMBNAILMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpgMATEUS MARTINS VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/6/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpg25981898392e0992c3d6dfbd2bd61f77MD56Matheus Martins_autorização.pdf.jpgMatheus Martins_autorização.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1566https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/7/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6c7dc2e03e589e194b0e7bea8ba36677MD5711224/16262022-12-02 13:46:53.664oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:46:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
title Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
spellingShingle Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
Vistocchi, Mateus Martins
Promoções
Hyperopia
Hedonismo
Comportamento
Escolha
Promotions
Hyperopia
Hedonism
Behavior
Choice
title_short Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
title_full Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
title_fullStr Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
title_full_unstemmed Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
title_sort Efeitos de uma promoção no comportamento do consumidor em duas escolhas subsequentes entre bens hedônicos e utilitários
author Vistocchi, Mateus Martins
author_facet Vistocchi, Mateus Martins
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Iwai, Tatiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Vistocchi, Mateus Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabella, Giuliana
contributor_str_mv Isabella, Giuliana
dc.subject.por.fl_str_mv Promoções
Hyperopia
Hedonismo
Comportamento
Escolha
Promotions
Hyperopia
Hedonism
Behavior
Choice
topic Promoções
Hyperopia
Hedonismo
Comportamento
Escolha
Promotions
Hyperopia
Hedonism
Behavior
Choice
description O dilema entre consumir um bem hedônico ou utilitário está muito presente no dia-a-dia dos consumidores. Ao escolher o que comer, esse dilema se traduz em optar por algo mais saudável ou mais prazeroso. Após essa escolha, o consumidor geralmente tem de escolher sua sobremesa que também pode ser mais utilitária ou mais hedônica. Para fazer com que o consumidor opte pela indulgência, a literatura sugere que profissionais de marketing e vendas devam buscar a criação de pretextos para que o cliente obtenha a justificativa necessária para optar por um consumo que lhe faz sentir culpado. Nesse estudo, o objetivo é verificar se uma promoção na forma de brinde é capaz de criar essa justificativa para o consumidor, mudando sua preferência para o consumo hedônico, bem como compreender como a primeira escolha (prato principal, por exemplo) afeta a segunda (sobremesa).
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-06T13:42:54Z
2021-09-13T02:46:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-10-06T13:42:54Z
2021-09-13T02:46:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/1/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/2/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/3/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/4/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/5/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/6/MATEUS%20MARTINS%20VISTOCCHI_Trabalho.pdf.jpg
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1626/7/Matheus%20Martins_autoriza%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cea21ab9af1144c83a4bee086b5b8e02
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c072d993d707411a9bbd3e273310d453
138267194e1f2dc14189ef5046cb5b66
25981898392e0992c3d6dfbd2bd61f77
6c7dc2e03e589e194b0e7bea8ba36677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085958844645376