Combustíveis Flex: As preferências do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201
Resumo: Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.
id INSP_cf2610ffd5c022ac5f81fb873437579a
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/3201
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Combustíveis Flex: As preferências do consumidorEtanolEscolha do ConsumidorCombustíveisEthanolConsumers ChoiceFuelsEste trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.This work analyzed the Brazilian fuel market, through an analysis of the preferences of the consumer in São Paulo and sought to understand how the consumer chooses to supply his vehicle with gasoline or ethanol. The study seeks to capture the internal beliefs (such as the beliefs that one fuel is better than another) of consumers and how external factors such as income impact choice. To this end, an empirical research was conducted, where consumers evaluate sentences based on their perceptions and indicate whether they agree or disagree with them. The survey was conducted with residents of the interior of the state who own a flex vehicle. Finally, we obtained results that show a correlation between consumer income and their preferences when fueling their vehicle with ethanol. In addition, the results associated with sustainability, correlated with the preference for ethanol, a factor correlated with initial beliefs and an associated factor convenience provided by gasoline.GraduaçãoGiuliana IsabellaJoão Pedro Righi Queiroz Chacon de SouzaJoão Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza2022-05-10T18:56:46Z2022-05-10T18:56:46Z2021bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201BrasilSão PauloTodos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origeminfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-07-11T04:07:14Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-11T04:07:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
title Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
spellingShingle Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
Etanol
Escolha do Consumidor
Combustíveis
Ethanol
Consumers Choice
Fuels
title_short Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
title_full Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
title_fullStr Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
title_full_unstemmed Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
title_sort Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
author João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
author_facet João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giuliana Isabella
dc.contributor.author.fl_str_mv João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Etanol
Escolha do Consumidor
Combustíveis
Ethanol
Consumers Choice
Fuels
topic Etanol
Escolha do Consumidor
Combustíveis
Ethanol
Consumers Choice
Fuels
description Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-10T18:56:46Z
2022-05-10T18:56:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p.
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986270990925824