Combustíveis Flex: As preferências do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201 |
Resumo: | Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina. |
id |
INSP_cf2610ffd5c022ac5f81fb873437579a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/3201 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidorEtanolEscolha do ConsumidorCombustíveisEthanolConsumers ChoiceFuelsEste trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina.This work analyzed the Brazilian fuel market, through an analysis of the preferences of the consumer in São Paulo and sought to understand how the consumer chooses to supply his vehicle with gasoline or ethanol. The study seeks to capture the internal beliefs (such as the beliefs that one fuel is better than another) of consumers and how external factors such as income impact choice. To this end, an empirical research was conducted, where consumers evaluate sentences based on their perceptions and indicate whether they agree or disagree with them. The survey was conducted with residents of the interior of the state who own a flex vehicle. Finally, we obtained results that show a correlation between consumer income and their preferences when fueling their vehicle with ethanol. In addition, the results associated with sustainability, correlated with the preference for ethanol, a factor correlated with initial beliefs and an associated factor convenience provided by gasoline.GraduaçãoGiuliana IsabellaJoão Pedro Righi Queiroz Chacon de SouzaJoão Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza2022-05-10T18:56:46Z2022-05-10T18:56:46Z2021bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201BrasilSão PauloTodos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origeminfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-07-11T04:07:14Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-11T04:07:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
title |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
spellingShingle |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza Etanol Escolha do Consumidor Combustíveis Ethanol Consumers Choice Fuels |
title_short |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
title_full |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
title_fullStr |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
title_full_unstemmed |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
title_sort |
Combustíveis Flex: As preferências do consumidor |
author |
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza |
author_facet |
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giuliana Isabella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza João Pedro Righi Queiroz Chacon de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etanol Escolha do Consumidor Combustíveis Ethanol Consumers Choice Fuels |
topic |
Etanol Escolha do Consumidor Combustíveis Ethanol Consumers Choice Fuels |
description |
Este trabalho analisou o mercado de combustíveis brasileiro, por meio de uma análise das preferências do consumidor paulista e buscou entender como este opta por abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. O estudo busca capturar as crenças internas (como as crenças que um combustível é melhor que outro) dos consumidores e como os fatores externos, como renda impactam a escolha. Para tal, uma pesquisa empírica foi conduzida, onde consumidores avaliam sentenças com base em suas percepções e indicam se concordam ou discordam delas. A pesquisa foi realizada com moradores do interior do estado que possuem um veículo flex. Por fim, obtivemos resultados que demonstram correlação entre a renda do consumidor e suas preferências ao abastecer o seu veículo com etanol. Além disso, os resultados associados a sustentabilidade, correlacionada com a preferência pelo etanol, um fator correlacionado a crenças iniciais e um fator associado conveniência proporcionada pela gasolina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-10T18:56:46Z 2022-05-10T18:56:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986270990925824 |