Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro. |
id |
INSP_d2d5d7d7c05fc4004b711dfbaa3c1fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2168 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidadeVarejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidadeO objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro.The aim of this paper is to identify the effect of price positioning on demand of less sensitive products on super and hypermarkets. Therefore, a quantitative study was carried out with reference to a major Brazilian retailer with a national presence. Based on pooled regressions, the purpose is to identify the demand behavior due to price positioning comparing to a competitor market, using a grocery basket compounded by 33 products from 8 different categories on food retail. Generally, the outcome of this research provides relevant insights to pricing decision making in the Brazilian food retail.Monteiro, Guilherme Fowler de AvilaLapa, Rafael MiresLapa, Rafael Mires2021-09-13T03:11:17Z2019-06-29T19:41:58Z2021-09-13T03:11:17Z20162019-06-29T19:41:58Z20162016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis38 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:13:23Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:13:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
title |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
spellingShingle |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade Lapa, Rafael Mires Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade |
title_short |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
title_full |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
title_fullStr |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
title_full_unstemmed |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
title_sort |
Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade |
author |
Lapa, Rafael Mires |
author_facet |
Lapa, Rafael Mires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Guilherme Fowler de Avila |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lapa, Rafael Mires Lapa, Rafael Mires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade |
topic |
Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade |
description |
O objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016 2019-06-29T19:41:58Z 2019-06-29T19:41:58Z 2021-09-13T03:11:17Z 2021-09-13T03:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
S�o Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986259419889664 |