Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Rafael Mires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro.
id INSP_d2d5d7d7c05fc4004b711dfbaa3c1fc9
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2168
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidadeVarejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidadeO objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro.The aim of this paper is to identify the effect of price positioning on demand of less sensitive products on super and hypermarkets. Therefore, a quantitative study was carried out with reference to a major Brazilian retailer with a national presence. Based on pooled regressions, the purpose is to identify the demand behavior due to price positioning comparing to a competitor market, using a grocery basket compounded by 33 products from 8 different categories on food retail. Generally, the outcome of this research provides relevant insights to pricing decision making in the Brazilian food retail.Monteiro, Guilherme Fowler de AvilaLapa, Rafael MiresLapa, Rafael Mires2021-09-13T03:11:17Z2019-06-29T19:41:58Z2021-09-13T03:11:17Z20162019-06-29T19:41:58Z20162016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis38 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168S�o PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:13:23Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:13:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
title Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
spellingShingle Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
Lapa, Rafael Mires
Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade
title_short Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
title_full Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
title_fullStr Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
title_full_unstemmed Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
title_sort Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
author Lapa, Rafael Mires
author_facet Lapa, Rafael Mires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa, Rafael Mires
Lapa, Rafael Mires
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade
topic Varejo alimentar; Posicionamento de preços; Produtos de baixa notabilidade
description O objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016
2019-06-29T19:41:58Z
2019-06-29T19:41:58Z
2021-09-13T03:11:17Z
2021-09-13T03:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259419889664