Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schalka, Gustavo
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1400
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o paradoxo da maldição dos recursos naturais. Tal contrassenso infere que países com uma maior dotação destes recursos, contraintuitivamente apresentam um menor grau de crescimento econômico. Assim, através da inclusão de variáveis relevantes para explicação de tal fenômeno no contexto do estudo, pretende-se formular uma metodologia empírica, através de uma regressão econométrica a fim de testar a pertinência de tal teoria. Ademais, objetiva-se a interpretação de alguns dos resultados individualmente, buscando trazer informações contemporâneas para a análise econômica destas implicações. O modelo comprovou-se estatisticamente relevante e em curso com as hipóteses destacas. Chega-se a um decréscimo de aproximadamente 0.0017p.p. na taxa média de crescimento de um determinado país a cada incremento de 1% de produtos advindos de recursos naturais em relação ao total da matriz econômica. À primeira vista irrisório, se exemplificarmos tal resultado com um país representativo (2% de crescimento econômico e 50% de sua matriz advinda de recursos naturais), tal estado nacional sofrerá, segundo o estudo, uma penalização de 4,25% em sua taxa de crescimento (ou 0.085p.p.) somente pela utilização destes recursos em detrimento da indústria.
id INSP_dc81cdccbe3e634dfa8ae89b630cd641
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1400
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?Maldição dos recursos naturaisDesenvolvimento econômicoRecursos naturaisInstituiçõesCommoditiesMatriz econômicaO objetivo deste trabalho é analisar o paradoxo da maldição dos recursos naturais. Tal contrassenso infere que países com uma maior dotação destes recursos, contraintuitivamente apresentam um menor grau de crescimento econômico. Assim, através da inclusão de variáveis relevantes para explicação de tal fenômeno no contexto do estudo, pretende-se formular uma metodologia empírica, através de uma regressão econométrica a fim de testar a pertinência de tal teoria. Ademais, objetiva-se a interpretação de alguns dos resultados individualmente, buscando trazer informações contemporâneas para a análise econômica destas implicações. O modelo comprovou-se estatisticamente relevante e em curso com as hipóteses destacas. Chega-se a um decréscimo de aproximadamente 0.0017p.p. na taxa média de crescimento de um determinado país a cada incremento de 1% de produtos advindos de recursos naturais em relação ao total da matriz econômica. À primeira vista irrisório, se exemplificarmos tal resultado com um país representativo (2% de crescimento econômico e 50% de sua matriz advinda de recursos naturais), tal estado nacional sofrerá, segundo o estudo, uma penalização de 4,25% em sua taxa de crescimento (ou 0.085p.p.) somente pela utilização destes recursos em detrimento da indústria.Tai, Luciana Yeung LukSchalka, GustavoSchalka, Gustavo2016-07-28T13:20:09Z2021-09-13T02:40:25Z20162016-07-28T13:20:09Z2021-09-13T02:40:25Z20162016bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion30 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1400São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:32:10Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:32:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
title Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
spellingShingle Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
Schalka, Gustavo
Maldição dos recursos naturais
Desenvolvimento econômico
Recursos naturais
Instituições
Commodities
Matriz econômica
title_short Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
title_full Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
title_fullStr Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
title_full_unstemmed Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
title_sort Quando mais é menos: a maldição dos recursos naturais existe?
author Schalka, Gustavo
author_facet Schalka, Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tai, Luciana Yeung Luk
dc.contributor.author.fl_str_mv Schalka, Gustavo
Schalka, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Maldição dos recursos naturais
Desenvolvimento econômico
Recursos naturais
Instituições
Commodities
Matriz econômica
topic Maldição dos recursos naturais
Desenvolvimento econômico
Recursos naturais
Instituições
Commodities
Matriz econômica
description O objetivo deste trabalho é analisar o paradoxo da maldição dos recursos naturais. Tal contrassenso infere que países com uma maior dotação destes recursos, contraintuitivamente apresentam um menor grau de crescimento econômico. Assim, através da inclusão de variáveis relevantes para explicação de tal fenômeno no contexto do estudo, pretende-se formular uma metodologia empírica, através de uma regressão econométrica a fim de testar a pertinência de tal teoria. Ademais, objetiva-se a interpretação de alguns dos resultados individualmente, buscando trazer informações contemporâneas para a análise econômica destas implicações. O modelo comprovou-se estatisticamente relevante e em curso com as hipóteses destacas. Chega-se a um decréscimo de aproximadamente 0.0017p.p. na taxa média de crescimento de um determinado país a cada incremento de 1% de produtos advindos de recursos naturais em relação ao total da matriz econômica. À primeira vista irrisório, se exemplificarmos tal resultado com um país representativo (2% de crescimento econômico e 50% de sua matriz advinda de recursos naturais), tal estado nacional sofrerá, segundo o estudo, uma penalização de 4,25% em sua taxa de crescimento (ou 0.085p.p.) somente pela utilização destes recursos em detrimento da indústria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28T13:20:09Z
2016
2016-07-28T13:20:09Z
2016
2016
2021-09-13T02:40:25Z
2021-09-13T02:40:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1400
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986263883677696