Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, André Lahóz Mendonça De
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.
id INSP_df6944531a2eab0fe9bbab70edd84ec6
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1032
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino MédioEducaçãoQualidade da educaçãoPeer effectEducationQuality of educationPeer effectO objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.This paper aims to evaluate the so-called “peer effect” in Brazilian education. By peer effect we mean the impact of a group of pupils over the performance of a given student. Our objective is to deepen the debate on the quality of education, especially on key aspects that determine the different levels of grades gotten by students from both private and public schools. We have analyzed the results taken in the São Paulo state from the 2006 Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a nationwide test prepared by the Brazilian Education Ministry. The results of the regression analysis confirm the existence of the peer effect for Sao Paulo high school students. They also show that if social-economic controls are considered together with the peer effect, the difference in the performance from private to public school students disappears.Menezes Filho, Naercio Aquino DeBarros, André Lahóz Mendonça DeBarros, André Lahóz Mendonça De2021-09-13T03:15:50Z2015-10-22T13:55:14Z2021-09-13T03:15:50Z20122015-10-22T13:55:14Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-01-28T20:48:55Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-28T20:48:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
title Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
spellingShingle Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
Barros, André Lahóz Mendonça De
Educação
Qualidade da educação
Peer effect
Education
Quality of education
Peer effect
title_short Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
title_full Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
title_fullStr Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
title_sort Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
author Barros, André Lahóz Mendonça De
author_facet Barros, André Lahóz Mendonça De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes Filho, Naercio Aquino De
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, André Lahóz Mendonça De
Barros, André Lahóz Mendonça De
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Qualidade da educação
Peer effect
Education
Quality of education
Peer effect
topic Educação
Qualidade da educação
Peer effect
Education
Quality of education
Peer effect
description O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012
2015-10-22T13:55:14Z
2015-10-22T13:55:14Z
2021-09-13T03:15:50Z
2021-09-13T03:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986270075518976