Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece. |
id |
INSP_df6944531a2eab0fe9bbab70edd84ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1032 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino MédioEducaçãoQualidade da educaçãoPeer effectEducationQuality of educationPeer effectO objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.This paper aims to evaluate the so-called “peer effect” in Brazilian education. By peer effect we mean the impact of a group of pupils over the performance of a given student. Our objective is to deepen the debate on the quality of education, especially on key aspects that determine the different levels of grades gotten by students from both private and public schools. We have analyzed the results taken in the São Paulo state from the 2006 Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a nationwide test prepared by the Brazilian Education Ministry. The results of the regression analysis confirm the existence of the peer effect for Sao Paulo high school students. They also show that if social-economic controls are considered together with the peer effect, the difference in the performance from private to public school students disappears.Menezes Filho, Naercio Aquino DeBarros, André Lahóz Mendonça DeBarros, André Lahóz Mendonça De2021-09-13T03:15:50Z2015-10-22T13:55:14Z2021-09-13T03:15:50Z20122015-10-22T13:55:14Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-01-28T20:48:55Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-28T20:48:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
title |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio Barros, André Lahóz Mendonça De Educação Qualidade da educação Peer effect Education Quality of education Peer effect |
title_short |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
title_full |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
title_sort |
Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio |
author |
Barros, André Lahóz Mendonça De |
author_facet |
Barros, André Lahóz Mendonça De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes Filho, Naercio Aquino De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, André Lahóz Mendonça De Barros, André Lahóz Mendonça De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Qualidade da educação Peer effect Education Quality of education Peer effect |
topic |
Educação Qualidade da educação Peer effect Education Quality of education Peer effect |
description |
O objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012 2015-10-22T13:55:14Z 2015-10-22T13:55:14Z 2021-09-13T03:15:50Z 2021-09-13T03:15:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986270075518976 |