Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonavita, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2169
Resumo: Um novo posicionamento de mercado que tem ganho destaque na última década é aquele em que empresas conseguem romper a Lei da Demanda, ou seja, em que apesar de praticarem preços superiores à média do mercado conseguem atingir uma grande fração de consumidores. Esse fenômeno foi denominado por Silverstein em 2003 como masstige (união dos termos massa e prestígio em inglês). Dado que o tema é recente, a literatura ainda é embrionária no que tange auxiliar os executivos das empresas de consumo na criação de estratégias de posicionamento para suas marcas utilizando-se do masstige. Esse estudo tem por objetivo identificar quais Pilares que permitem as empresas estruturarem seu posicionamento, tal como quais ações que adotam para implantarem essas ações. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo multi-caso que incluiu os principais players da indústria de calçados brasileira. Foram analisadas as estratégias de masstige que implementaram na tentativa de dominarem as categorias em que atuam. O resultado deste trabalho consistiu na identificação de doze ações que sustentam os seis pilares das estratégias de masstige dessas marcas.
id INSP_e31dc4d568a5c589f28e56e66be55cf8
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2169
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Bonavita, RicardoRamos, Carla Sofia DiasS�o Paulo2021-09-13T03:11:21Z2019-06-29T19:45:25Z2021-09-13T03:11:21Z20162019-06-29T19:45:25Z20162016https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2169Um novo posicionamento de mercado que tem ganho destaque na última década é aquele em que empresas conseguem romper a Lei da Demanda, ou seja, em que apesar de praticarem preços superiores à média do mercado conseguem atingir uma grande fração de consumidores. Esse fenômeno foi denominado por Silverstein em 2003 como masstige (união dos termos massa e prestígio em inglês). Dado que o tema é recente, a literatura ainda é embrionária no que tange auxiliar os executivos das empresas de consumo na criação de estratégias de posicionamento para suas marcas utilizando-se do masstige. Esse estudo tem por objetivo identificar quais Pilares que permitem as empresas estruturarem seu posicionamento, tal como quais ações que adotam para implantarem essas ações. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo multi-caso que incluiu os principais players da indústria de calçados brasileira. Foram analisadas as estratégias de masstige que implementaram na tentativa de dominarem as categorias em que atuam. O resultado deste trabalho consistiu na identificação de doze ações que sustentam os seis pilares das estratégias de masstige dessas marcas.A new market positioning that has gained prominence in the last decade is that where companies can break the Law of Demand, meaning that although practicing higher prices than the market average, they are still able to reach a large portion of consumers. This was defined by Silverstein in 2003 as masstige (merge of the terms mass and prestige). This topic is still embryonic in the literature in what concerns providing assistance to executives in the creation of a masstige positioning. This work seeks to contribute to the literature by identifying the pillars required to successfully create this type of positioning. We conducted a qualitative, multi-case study research with the major players in the Brazilian footwear industry in an attempt to identify the actions that they have put into practice to successfully implement masstige strategies. The study identified that industry competitors have invested in twelve actions, grouped into six pillars.93 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessPosicionamento de Marca; Estratégia Masstige; Mercado de Luxo; Mercado de Massas; Bens de Consumo.Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTRICARDO BONAVITA_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain178581https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/1/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdf.txt9c5de36baa2b06b6c8837a5c243a4a21MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRICARDO BONAVITA_Trabalho.pdfapplication/pdf2028872https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/3/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdfb1dd5f124b2ffc33b36c7e2cc20a232cMD53THUMBNAILRICARDO BONAVITA_Trabalho.pdf.jpgRICARDO BONAVITA_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/4/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdf.jpgb506160e558ec19c0ebdc439856f8472MD5411224/21692022-12-02 12:46:38.799oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:46:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
title Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
spellingShingle Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
Bonavita, Ricardo
Posicionamento de Marca; Estratégia Masstige; Mercado de Luxo; Mercado de Massas; Bens de Consumo.
title_short Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
title_full Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
title_fullStr Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
title_full_unstemmed Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
title_sort Pilares e respectivas ações de uma estratégia de masstige: análise de casos na indústria de calçados brasileira
author Bonavita, Ricardo
author_facet Bonavita, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonavita, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
contributor_str_mv Ramos, Carla Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento de Marca; Estratégia Masstige; Mercado de Luxo; Mercado de Massas; Bens de Consumo.
topic Posicionamento de Marca; Estratégia Masstige; Mercado de Luxo; Mercado de Massas; Bens de Consumo.
description Um novo posicionamento de mercado que tem ganho destaque na última década é aquele em que empresas conseguem romper a Lei da Demanda, ou seja, em que apesar de praticarem preços superiores à média do mercado conseguem atingir uma grande fração de consumidores. Esse fenômeno foi denominado por Silverstein em 2003 como masstige (união dos termos massa e prestígio em inglês). Dado que o tema é recente, a literatura ainda é embrionária no que tange auxiliar os executivos das empresas de consumo na criação de estratégias de posicionamento para suas marcas utilizando-se do masstige. Esse estudo tem por objetivo identificar quais Pilares que permitem as empresas estruturarem seu posicionamento, tal como quais ações que adotam para implantarem essas ações. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo multi-caso que incluiu os principais players da indústria de calçados brasileira. Foram analisadas as estratégias de masstige que implementaram na tentativa de dominarem as categorias em que atuam. O resultado deste trabalho consistiu na identificação de doze ações que sustentam os seis pilares das estratégias de masstige dessas marcas.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2019-06-29T19:45:25Z
2021-09-13T03:11:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-29T19:45:25Z
2021-09-13T03:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2169
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv S�o Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/1/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/3/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2169/4/RICARDO%20BONAVITA_Trabalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c5de36baa2b06b6c8837a5c243a4a21
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b1dd5f124b2ffc33b36c7e2cc20a232c
b506160e558ec19c0ebdc439856f8472
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085945292849152