A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior |
id |
INSP_e7bd3e6599ba9fff4fc554211ed1e43d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/7055 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher trainingLIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAININGFormação de ProfessoresLibrasPedagogiaTeacher trainingLibrasPedagogy.Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superiorThis study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE)2024-10-11T16:58:07Z2024-10-11T16:58:07Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDigitalp. 251-261application/pdfapplication/pdf2237-0153https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055InglêsporTrilhas PedagógicasLopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataNeves, Sylvia Lia GrespanLopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataNeves, Sylvia Lia Grespanreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-12T03:00:26Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/7055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training LIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAINING |
title |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
spellingShingle |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training Lopes, Raquel Aparecida Formação de Professores Libras Pedagogia Teacher training Libras Pedagogy. |
title_short |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
title_full |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
title_fullStr |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
title_sort |
A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training |
author |
Lopes, Raquel Aparecida |
author_facet |
Lopes, Raquel Aparecida Seixas, Catharine Prata Neves, Sylvia Lia Grespan |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Catharine Prata Neves, Sylvia Lia Grespan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Raquel Aparecida Seixas, Catharine Prata Neves, Sylvia Lia Grespan Lopes, Raquel Aparecida Seixas, Catharine Prata Neves, Sylvia Lia Grespan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Libras Pedagogia Teacher training Libras Pedagogy. |
topic |
Formação de Professores Libras Pedagogia Teacher training Libras Pedagogy. |
description |
Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-11T16:58:07Z 2024-10-11T16:58:07Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2237-0153 https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055 |
identifier_str_mv |
2237-0153 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Inglês por |
language_invalid_str_mv |
Inglês |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Trilhas Pedagógicas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital p. 251-261 application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986254775746560 |