A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raquel Aparecida
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Seixas, Catharine Prata, Neves, Sylvia Lia Grespan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055
Resumo: Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior
id INSP_e7bd3e6599ba9fff4fc554211ed1e43d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/7055
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher trainingLIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAININGFormação de ProfessoresLibrasPedagogiaTeacher trainingLibrasPedagogy.Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superiorThis study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE)2024-10-11T16:58:07Z2024-10-11T16:58:07Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDigitalp. 251-261application/pdfapplication/pdf2237-0153https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055InglêsporTrilhas PedagógicasLopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataNeves, Sylvia Lia GrespanLopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataNeves, Sylvia Lia Grespanreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-12T03:00:26Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/7055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
LIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAINING
title A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
spellingShingle A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
Lopes, Raquel Aparecida
Formação de Professores
Libras
Pedagogia
Teacher training
Libras
Pedagogy.
title_short A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
title_full A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
title_fullStr A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
title_full_unstemmed A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
title_sort A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
author Lopes, Raquel Aparecida
author_facet Lopes, Raquel Aparecida
Seixas, Catharine Prata
Neves, Sylvia Lia Grespan
author_role author
author2 Seixas, Catharine Prata
Neves, Sylvia Lia Grespan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Raquel Aparecida
Seixas, Catharine Prata
Neves, Sylvia Lia Grespan
Lopes, Raquel Aparecida
Seixas, Catharine Prata
Neves, Sylvia Lia Grespan
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Libras
Pedagogia
Teacher training
Libras
Pedagogy.
topic Formação de Professores
Libras
Pedagogia
Teacher training
Libras
Pedagogy.
description Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-11T16:58:07Z
2024-10-11T16:58:07Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2237-0153
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055
identifier_str_mv 2237-0153
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trilhas Pedagógicas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital
p. 251-261
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação (FATECE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986254775746560