Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2799 |
Resumo: | Esta dissertação analisa como o desempenho de organizações públicas é afetado quando estas fazem uso da prática de gestão problem-driven approach, isto é, quando a gestão incorpora na sua tomada de decisão a prática de solucionar um problema priorizado identificando primeiro suas causas raiz antes de alocar recursos para implementar uma solução. Para isso é avaliado um programa de governo que implementou essa prática através de treinamento de lideranças e entrega de ferramentas de gestão ao longo de três anos em escolas públicas do estado de São Paulo. Para a estratégia de identificação foi utilizado um estimador de diferenças em diferenças robusto para o potencial viés decorrente de variação no início do tratamento. Os resultados revelaram que as escolas obtiveram uma melhora na taxa de estudantes aprovados e redução da taxa de reprovados. Em particular, foi observado o resultado heterogêneo de que escolas de menor nível socioeconômico tiveram maior aumento da taxa de aprovação e maior redução da taxa de reprovação do que escolas de maior nível socioeconômico. |
id |
INSP_f052c475f21f836f2b5cad8b0eb3285e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2799 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Pauloeducação; avaliação de políticas públicas; diferenças-em-diferenças; estudo de eventos; PDIA; problem-driven approacheducation; public policy evaluation; differences-in-differences; event-study; PDIA; problem-driven approachEsta dissertação analisa como o desempenho de organizações públicas é afetado quando estas fazem uso da prática de gestão problem-driven approach, isto é, quando a gestão incorpora na sua tomada de decisão a prática de solucionar um problema priorizado identificando primeiro suas causas raiz antes de alocar recursos para implementar uma solução. Para isso é avaliado um programa de governo que implementou essa prática através de treinamento de lideranças e entrega de ferramentas de gestão ao longo de três anos em escolas públicas do estado de São Paulo. Para a estratégia de identificação foi utilizado um estimador de diferenças em diferenças robusto para o potencial viés decorrente de variação no início do tratamento. Os resultados revelaram que as escolas obtiveram uma melhora na taxa de estudantes aprovados e redução da taxa de reprovados. Em particular, foi observado o resultado heterogêneo de que escolas de menor nível socioeconômico tiveram maior aumento da taxa de aprovação e maior redução da taxa de reprovação do que escolas de maior nível socioeconômico.This article investigates how the performance of public organizations is affected when they use the practice of problem-driven approach. When resorting to problem-driven approach, management seeks to solve a prioritized problem by first identifying its root-causes before allocating resources for implementing a solution. To assessthe consequences of problem-driven approach, I evaluate a government program that implemented it in public schools in the State of São Paulo through training of leaders and delivery of management tools. For the identification strategy a differences-in-differences estimator robust to variation in treatment timing was employed. The results revealed that schools that participated in the program had an improvement in the rate of approved students and a reduction in the failure rate. In particular, it was observed heterogeneity results regarding enrollment. Schools with lower socioeconomic status had higher increase in their approval rate and higher decrease of their failure rate when compared to schools with higher socioeconomic status.MestradoNovaes, Lucas MartinsReis, Breno SalomonReis, Breno Salomon2021-09-13T16:01:54Z2021-04-20T19:37:10Z2021-09-13T16:01:54Z20212021-04-20T19:37:10Z20212021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis54 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2799São PauloBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:56Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
title |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo Reis, Breno Salomon educação; avaliação de políticas públicas; diferenças-em-diferenças; estudo de eventos; PDIA; problem-driven approach education; public policy evaluation; differences-in-differences; event-study; PDIA; problem-driven approach |
title_short |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
title_full |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
title_sort |
Aumentando Desempenho de Organizações Públicas: efeitos de uma gestão orientada por problem-driven approach nas escolas do estado de São Paulo |
author |
Reis, Breno Salomon |
author_facet |
Reis, Breno Salomon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Lucas Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Breno Salomon Reis, Breno Salomon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; avaliação de políticas públicas; diferenças-em-diferenças; estudo de eventos; PDIA; problem-driven approach education; public policy evaluation; differences-in-differences; event-study; PDIA; problem-driven approach |
topic |
educação; avaliação de políticas públicas; diferenças-em-diferenças; estudo de eventos; PDIA; problem-driven approach education; public policy evaluation; differences-in-differences; event-study; PDIA; problem-driven approach |
description |
Esta dissertação analisa como o desempenho de organizações públicas é afetado quando estas fazem uso da prática de gestão problem-driven approach, isto é, quando a gestão incorpora na sua tomada de decisão a prática de solucionar um problema priorizado identificando primeiro suas causas raiz antes de alocar recursos para implementar uma solução. Para isso é avaliado um programa de governo que implementou essa prática através de treinamento de lideranças e entrega de ferramentas de gestão ao longo de três anos em escolas públicas do estado de São Paulo. Para a estratégia de identificação foi utilizado um estimador de diferenças em diferenças robusto para o potencial viés decorrente de variação no início do tratamento. Os resultados revelaram que as escolas obtiveram uma melhora na taxa de estudantes aprovados e redução da taxa de reprovados. Em particular, foi observado o resultado heterogêneo de que escolas de menor nível socioeconômico tiveram maior aumento da taxa de aprovação e maior redução da taxa de reprovação do que escolas de maior nível socioeconômico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-13T16:01:54Z 2021-04-20T19:37:10Z 2021-09-13T16:01:54Z 2021 2021-04-20T19:37:10Z 2021 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2799 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo Brasil São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986272592101376 |