Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komatsu, Bruno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Pedro Augusto Costa, Viotti, Leonardo Teixeira, NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581
http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnpl
Resumo: Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.
id INSP_f723709c8bd8923e5d8e1016f80e8cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4581
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no BrasilEducaçãoDesigualdadeÍndice de GiniEducationInequalityGini IndexEste artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.This paper describes the trajectory of educational level and inequality in Brazil in the first half of the 20th century. We combine various sources of historical data, such as the reports of the Ministry of Business of the Empire, the Statistical Yearbooks of Brazil and the Demographic Censuses to construct new educational measures and calculate educational Gini indices between 1900 and 2000 for each region and for Brazil as a whole. Our results show that between 1900 and 1930 the proportion of people with complete primary education in the population remained around 5%, while the share of secondary education was always below 1% and that only 0.3% had higher education complete. Thus, educational inequality remained constant until 1920, declining slowly between 1920 and 1950 and more rapidly thereafter.Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2022-10-31T21:49:07Z2022-10-31T21:49:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep.687-722Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnpl449Estudos Econômicos (São Paulo)BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessKomatsu, BrunoOliveira, Pedro Augusto CostaViotti, Leonardo TeixeiraKomatsu, BrunoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOOliveira, Pedro Augusto CostaViotti, Leonardo Teixeiraporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-19T03:00:31Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-19T03:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
title Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
spellingShingle Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
Komatsu, Bruno
Educação
Desigualdade
Índice de Gini
Education
Inequality
Gini Index
title_short Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
title_full Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
title_fullStr Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
title_full_unstemmed Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
title_sort Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
author Komatsu, Bruno
author_facet Komatsu, Bruno
Oliveira, Pedro Augusto Costa
Viotti, Leonardo Teixeira
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 Oliveira, Pedro Augusto Costa
Viotti, Leonardo Teixeira
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Komatsu, Bruno
Oliveira, Pedro Augusto Costa
Viotti, Leonardo Teixeira
Komatsu, Bruno
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Oliveira, Pedro Augusto Costa
Viotti, Leonardo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desigualdade
Índice de Gini
Education
Inequality
Gini Index
topic Educação
Desigualdade
Índice de Gini
Education
Inequality
Gini Index
description Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-31T21:49:07Z
2022-10-31T21:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581
http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnpl
4
49
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4581
http://dx.doi.org/10.1590/0101-41614943bnpl
identifier_str_mv 4
49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p.687-722
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986255420620800