As revistas científicas de Comunicação Organizacional e suas marcas epistemológicas: um estudo comparativo entre França e Brasil
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
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Resumo: | ResumoNosso objetivo é oferecer um panorama epistemológico da Comunicação Organizacional a partir da análise de duas revistas especializadas no tema, uma da França, Communication & Organisation e outra do Brasil, Organicom. Para isso estabelecemos um quadro comparativo entre a abordagem epistemológica, o processo metodológico e a fundamentação teórica adotada nos artigos das duas revistas e elaboramos uma classificação a partir da postura epistemológica – positivista, interpretativa e crítica – dos autores. Tomamos como referência a experiência metodológica desenvolvida por Morillon, Aldebert SZAFRAJZEN (2010) em outra pesquisa, na qual analisaram as palavras chave, o resumo, a metodologia e as referências bibliográficas. Com o inventário podemos perceber a riqueza do nosso objeto de estudo, mas a frágil explicitação epistemológica e metodológica no nosso campo. |
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As revistas científicas de Comunicação Organizacional e suas marcas epistemológicas: um estudo comparativo entre França e BrasilAbordagens epistemológicasRevista acadêmicaComunicação OrganizacionalResumoNosso objetivo é oferecer um panorama epistemológico da Comunicação Organizacional a partir da análise de duas revistas especializadas no tema, uma da França, Communication & Organisation e outra do Brasil, Organicom. Para isso estabelecemos um quadro comparativo entre a abordagem epistemológica, o processo metodológico e a fundamentação teórica adotada nos artigos das duas revistas e elaboramos uma classificação a partir da postura epistemológica – positivista, interpretativa e crítica – dos autores. Tomamos como referência a experiência metodológica desenvolvida por Morillon, Aldebert SZAFRAJZEN (2010) em outra pesquisa, na qual analisaram as palavras chave, o resumo, a metodologia e as referências bibliográficas. Com o inventário podemos perceber a riqueza do nosso objeto de estudo, mas a frágil explicitação epistemológica e metodológica no nosso campo.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100129Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.38 n.1 2015reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201516info:eu-repo/semantics/openAccessBouzon,ArletteOliveira,Ivone de Lourdes depor2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442015000100129Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2015-10-27T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
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