Campo Científico e Transversalidade Epistemológica: olhares a partir da Comunicação Organizacional
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6240 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo geral identificar como o conceito de campo científico, preconizado por Bourdieu (1976; 1983), é apreendido pela Comunicação Organizacional. Paralelamente busca compreender o papel da transversalidade epistemológica na constituição da Comunicação Organizacional para, então, compreender a inter-relação entre a institucionalização da Comunicação Organizacional no Brasil e o pressuposto de microcosmo delineado por Bourdieu (1976; 1983). Metodologicamente, o trabalho desenvolve pesquisa bibliográfica e análise documental a partir de fontes que asseveram sobre o ensino a pesquisa e a difusão do conhecimento em Comunicação Organizacional. O fio condutor do trabalho centra-se na crise de legitimação impingida pela Associação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. A título de hipótese, entende-se que frente a tal crise de legitimação, a Comunicação Organizacional contorna a crise por meio de seu capital científico que lhe confere lastro e mantém a solidez de suas investigações. |
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Este artigo tem por objetivo geral identificar como o conceito de campo científico, preconizado por Bourdieu (1976; 1983), é apreendido pela Comunicação Organizacional. Paralelamente busca compreender o papel da transversalidade epistemológica na constituição da Comunicação Organizacional para, então, compreender a inter-relação entre a institucionalização da Comunicação Organizacional no Brasil e o pressuposto de microcosmo delineado por Bourdieu (1976; 1983). Metodologicamente, o trabalho desenvolve pesquisa bibliográfica e análise documental a partir de fontes que asseveram sobre o ensino a pesquisa e a difusão do conhecimento em Comunicação Organizacional. O fio condutor do trabalho centra-se na crise de legitimação impingida pela Associação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. A título de hipótese, entende-se que frente a tal crise de legitimação, a Comunicação Organizacional contorna a crise por meio de seu capital científico que lhe confere lastro e mantém a solidez de suas investigações. |
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