O presente como tempo da tradição: a poesia de cordel contemporânea do Maestro Rafael Brito
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000100191 |
Resumo: | Resumo Este trabalho é uma proposta inicial sobre o tema do presente na discussão da tradição, a partir da reflexão sobre a poesia de cordel, olhando para o trabalho do Maestro Rafael Brito, poeta de Fortaleza-CE. Rafael é jovem, escreve diversos tipos de poesia, e é mais conhecido por sua produção de cordel, à qual ele se refere de modos “tradicionais”, performando-a com a utilização de recursos midiáticos do presente. Discutimos a ideia de tradição, tradições e tradicionalidade a partir das propostas sobre narrativa de Ricoeur (2010) e analisamos o trabalho de Rafael través de entrevistas e do conteúdo de seu blog na Internet. Observamos que o Maestro é visto como uma promessa de futuro deste cordel “tradicional”, ainda que traga inovações para a historiografia da poesia. Mesmo assim, permanece distante das transformações e de embates políticos que desestabilizariam as narrativas oficiais que reivindicam tradições imutáveis. |
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O presente como tempo da tradição: a poesia de cordel contemporânea do Maestro Rafael BritoCordelMemóriaTradiçãoPresenteMaestro Rafael BritoResumo Este trabalho é uma proposta inicial sobre o tema do presente na discussão da tradição, a partir da reflexão sobre a poesia de cordel, olhando para o trabalho do Maestro Rafael Brito, poeta de Fortaleza-CE. Rafael é jovem, escreve diversos tipos de poesia, e é mais conhecido por sua produção de cordel, à qual ele se refere de modos “tradicionais”, performando-a com a utilização de recursos midiáticos do presente. Discutimos a ideia de tradição, tradições e tradicionalidade a partir das propostas sobre narrativa de Ricoeur (2010) e analisamos o trabalho de Rafael través de entrevistas e do conteúdo de seu blog na Internet. Observamos que o Maestro é visto como uma promessa de futuro deste cordel “tradicional”, ainda que traga inovações para a historiografia da poesia. Mesmo assim, permanece distante das transformações e de embates políticos que desestabilizariam as narrativas oficiais que reivindicam tradições imutáveis.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442021000100191Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.44 n.1 2021reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844202119info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Maria Gislene Carvalhopor2021-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442021000100191Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2021-03-16T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
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