Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Gislene Carvalho Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30005
Resumo: Este trabalho é sobre a poesia de cordel. Trato aqui das declamações improvisadas que são realizadas nas feiras de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e na Central de Campina Grande. Abordo aspectos comunicacionais da poesia a partir da textualidade das performances que integram poetas, públicos, cenários e tempos articulados em narrativas, atravessadas por memórias e tradições. Para isso, convoco conceitos como performance, oralidade, narrativa, memória e tradições em um diálogo entre Paul Ricoeur e Paul Zumthor; e de performance arena e word-power, de Foley. Para falar sobre o cordel, tomo o embasamento proposto por Carvalho, Lemaire e Santos. E realizo uma revisão bibliográfica elencando uma trajetória dos conceitos que me serviram de ponto de partida para propor outro olhar em direção ao fenômeno. Mais aberto, em vez de fechar uma definição fragmentada, permite ao conceito incorporar outras manifestações culturais que possam ser compreendidas como parte de um universo simbólico que o cordel constitui. Para isso, realizei atividades de campo e acompanhei declamações nas duas feiras, de forma anônima, para observar as relações que emergem nos espaços. Desta observação, foram definidos os conceitos trabalhados no referencial teórico. Em seguida, voltei às feiras para refletir analiticamente a partir desses conceitos sobre o fenômeno encontrado. O que as performances apresentaram aqui foram questões relacionadas à presença ausente e à memória forjada; à definição do cordel, que se mostrou indisciplinado e fugidio; e ao fluxo constitutivo de performances, memórias e tradições entre si, e definindo o que caberá ser chamado de cordel.
id UFMG_6105c4988141f554999054e38a7ff079
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30005
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6429858355459201Joseilda de Sousa DinizSimone de Paula dos Santos MendesElton AntunesCarlos Magno Camargos Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/4061348210902950Maria Gislene Carvalho Fonseca2019-08-29T13:59:06Z2019-08-29T13:59:06Z2019-03-29http://hdl.handle.net/1843/30005Este trabalho é sobre a poesia de cordel. Trato aqui das declamações improvisadas que são realizadas nas feiras de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e na Central de Campina Grande. Abordo aspectos comunicacionais da poesia a partir da textualidade das performances que integram poetas, públicos, cenários e tempos articulados em narrativas, atravessadas por memórias e tradições. Para isso, convoco conceitos como performance, oralidade, narrativa, memória e tradições em um diálogo entre Paul Ricoeur e Paul Zumthor; e de performance arena e word-power, de Foley. Para falar sobre o cordel, tomo o embasamento proposto por Carvalho, Lemaire e Santos. E realizo uma revisão bibliográfica elencando uma trajetória dos conceitos que me serviram de ponto de partida para propor outro olhar em direção ao fenômeno. Mais aberto, em vez de fechar uma definição fragmentada, permite ao conceito incorporar outras manifestações culturais que possam ser compreendidas como parte de um universo simbólico que o cordel constitui. Para isso, realizei atividades de campo e acompanhei declamações nas duas feiras, de forma anônima, para observar as relações que emergem nos espaços. Desta observação, foram definidos os conceitos trabalhados no referencial teórico. Em seguida, voltei às feiras para refletir analiticamente a partir desses conceitos sobre o fenômeno encontrado. O que as performances apresentaram aqui foram questões relacionadas à presença ausente e à memória forjada; à definição do cordel, que se mostrou indisciplinado e fugidio; e ao fluxo constitutivo de performances, memórias e tradições entre si, e definindo o que caberá ser chamado de cordel.This dissertation is about cordel’s poetry. I deal here with the improvised declamations that are made in the fairs of São Cristóvão, in Rio de Janeiro, and in the Central of Campina Grande. The poetic communication aspects of the performances’ textuality are approached observing the integration among poets, audience and scenarios, merged by the narratives and crossed by memories and traditions. For this, concepts such as performance, orality, narrative, memory and traditions are convened in a dialogue between Paul Ricoeur and Paul Zumthor; and Foley's performance arena and word-power. To talk about cordel, the foundation proposed by Carvalho, Lemaire and Santos is implemented. The accomplishment of a bibliographical revision listed a trajectory of the concepts that served as a starting point to produce another view towards the phenomenon. More open, instead of closing a fragmented definition, this view allows the concept to incorporate other cultural manifestations that can be understood as part of a symbolic universe that the cordel constitutes. In order to accomplish this goal, field and follow-up activities at both fairs were carried out, anonymously, to observe the relationships that emerge in the spaces. From the observations, theoretical concepts were established to fundament the discussions. Then, new visits were carried out in the fairs to confront analytically these concepts and the actual phenomenon. The performances have raised questions related to the absent presence and the forged memory, to the definition of the cordel, which proved to be undisciplined and fleeting; also to the constitutive flow of performances, memories and traditions in-between, and defining what is to be called cordel.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicaçãoLiteratura de cordelPerformance (Arte)Poesia de cordelPerformanceMemóriaTradiçãoFeira de São CristóvãoFeira Central de Campina GrandeNovelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Gisa Carvalho FINALIZADA_Biblioteca.pdfTese Gisa Carvalho FINALIZADA_Biblioteca.pdfapplication/pdf4576421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/1/Tese%20Gisa%20Carvalho%20FINALIZADA_Biblioteca.pdf3bfa4804d9edc27ba4489d5a2c8b812eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTese Gisa Carvalho FINALIZADA_Biblioteca.pdf.txtTese Gisa Carvalho FINALIZADA_Biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain591237https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/3/Tese%20Gisa%20Carvalho%20FINALIZADA_Biblioteca.pdf.txt4122ff2b58f1da2c5577821770080f09MD531843/300052019-11-14 12:18:27.004oai:repositorio.ufmg.br:1843/30005TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:18:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
title Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
spellingShingle Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
Maria Gislene Carvalho Fonseca
Poesia de cordel
Performance
Memória
Tradição
Feira de São Cristóvão
Feira Central de Campina Grande
Comunicação
Literatura de cordel
Performance (Arte)
title_short Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
title_full Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
title_fullStr Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
title_full_unstemmed Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
title_sort Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel
author Maria Gislene Carvalho Fonseca
author_facet Maria Gislene Carvalho Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto de Carvalho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6429858355459201
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joseilda de Sousa Diniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone de Paula dos Santos Mendes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elton Antunes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonça
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4061348210902950
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Gislene Carvalho Fonseca
contributor_str_mv Carlos Alberto de Carvalho
Joseilda de Sousa Diniz
Simone de Paula dos Santos Mendes
Elton Antunes
Carlos Magno Camargos Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia de cordel
Performance
Memória
Tradição
Feira de São Cristóvão
Feira Central de Campina Grande
topic Poesia de cordel
Performance
Memória
Tradição
Feira de São Cristóvão
Feira Central de Campina Grande
Comunicação
Literatura de cordel
Performance (Arte)
dc.subject.other.none.fl_str_mv Comunicação
Literatura de cordel
Performance (Arte)
description Este trabalho é sobre a poesia de cordel. Trato aqui das declamações improvisadas que são realizadas nas feiras de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e na Central de Campina Grande. Abordo aspectos comunicacionais da poesia a partir da textualidade das performances que integram poetas, públicos, cenários e tempos articulados em narrativas, atravessadas por memórias e tradições. Para isso, convoco conceitos como performance, oralidade, narrativa, memória e tradições em um diálogo entre Paul Ricoeur e Paul Zumthor; e de performance arena e word-power, de Foley. Para falar sobre o cordel, tomo o embasamento proposto por Carvalho, Lemaire e Santos. E realizo uma revisão bibliográfica elencando uma trajetória dos conceitos que me serviram de ponto de partida para propor outro olhar em direção ao fenômeno. Mais aberto, em vez de fechar uma definição fragmentada, permite ao conceito incorporar outras manifestações culturais que possam ser compreendidas como parte de um universo simbólico que o cordel constitui. Para isso, realizei atividades de campo e acompanhei declamações nas duas feiras, de forma anônima, para observar as relações que emergem nos espaços. Desta observação, foram definidos os conceitos trabalhados no referencial teórico. Em seguida, voltei às feiras para refletir analiticamente a partir desses conceitos sobre o fenômeno encontrado. O que as performances apresentaram aqui foram questões relacionadas à presença ausente e à memória forjada; à definição do cordel, que se mostrou indisciplinado e fugidio; e ao fluxo constitutivo de performances, memórias e tradições entre si, e definindo o que caberá ser chamado de cordel.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T13:59:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-29T13:59:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30005
url http://hdl.handle.net/1843/30005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/1/Tese%20Gisa%20Carvalho%20FINALIZADA_Biblioteca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30005/3/Tese%20Gisa%20Carvalho%20FINALIZADA_Biblioteca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bfa4804d9edc27ba4489d5a2c8b812e
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
4122ff2b58f1da2c5577821770080f09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589457655365632