Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243 |
Resumo: | A questão da inclusão digital envolve os processos de hibridação dos códigos da cultura massiva com os códigos das culturas populares. Nesse sentido, buscou-se compreender como jovens de contexto popular representam sua identidade a partir das apropriações do vídeo digital. Sendo o vídeo o pano de fundo para as construções identitárias, concentramo-nos na análise técnico iconográfica combinada com o método da análise iconológica. Como resultado, encontramos identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis a exemplo dos códigos da cultura massiva hegemônica. O estudo também demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando da tecnologia para serem produtoras do que vai ser consumido no massivo. |
id |
INTERCOM-1_7408b920178af94d4ba7a878a37d68e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.intercom.org.br:article/243 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas popularesComunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da InformaçãoA questão da inclusão digital envolve os processos de hibridação dos códigos da cultura massiva com os códigos das culturas populares. Nesse sentido, buscou-se compreender como jovens de contexto popular representam sua identidade a partir das apropriações do vídeo digital. Sendo o vídeo o pano de fundo para as construções identitárias, concentramo-nos na análise técnico iconográfica combinada com o método da análise iconológica. Como resultado, encontramos identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis a exemplo dos códigos da cultura massiva hegemônica. O estudo também demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando da tecnologia para serem produtoras do que vai ser consumido no massivo.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o2009-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/24310.1590/rbcc.v32i1.243Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences; Vol. 32 No. 1 (2009); Pág. 169Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; Vol. 32 Núm. 1 (2009); Pág. 169Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 32 n. 1 (2009); Pág. 1691980-35081809-5844reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOMporhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243/236Santos, Maria Salett TaukFragoso, Patrícia Munick de AlbuquerqueFragoso, Patrícia Munick de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-28T13:20:52Zoai:ojs.revista.intercom.org.br:article/243Revistahttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/oaiPUBhttps://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/oai||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2025-01-24T13:29:23.438617Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
title |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
spellingShingle |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares Santos, Maria Salett Tauk Comunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da Informação |
title_short |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
title_full |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
title_fullStr |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
title_full_unstemmed |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
title_sort |
Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares |
author |
Santos, Maria Salett Tauk |
author_facet |
Santos, Maria Salett Tauk Fragoso, Patrícia Munick de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Fragoso, Patrícia Munick de Albuquerque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Salett Tauk Fragoso, Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso, Patrícia Munick de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da Informação |
topic |
Comunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da Informação |
description |
A questão da inclusão digital envolve os processos de hibridação dos códigos da cultura massiva com os códigos das culturas populares. Nesse sentido, buscou-se compreender como jovens de contexto popular representam sua identidade a partir das apropriações do vídeo digital. Sendo o vídeo o pano de fundo para as construções identitárias, concentramo-nos na análise técnico iconográfica combinada com o método da análise iconológica. Como resultado, encontramos identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis a exemplo dos códigos da cultura massiva hegemônica. O estudo também demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando da tecnologia para serem produtoras do que vai ser consumido no massivo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243 10.1590/rbcc.v32i1.243 |
url |
https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243 |
identifier_str_mv |
10.1590/rbcc.v32i1.243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/243/236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica??o |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences; Vol. 32 No. 1 (2009); Pág. 169 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; Vol. 32 Núm. 1 (2009); Pág. 169 Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 32 n. 1 (2009); Pág. 169 1980-3508 1809-5844 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1822148575513018368 |