A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000300115 |
Resumo: | Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem do Brasil produzida pela imprensa alemã de 2000 a 2014 por meio de análise quantitativa de conteúdo, com base em uma amostra de 742 artigos. O estudo considera, primeiramente, os dois principais jornais alemães de circulação nacional – o Süddeutsche Zeitung (SZ) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) –, além do alternativo tageszeitung (taz) de Berlim. Além disso, incluímos a revista política alemã mais relevante do país - a Der Spiegel. Os resultados indicam uma estrutura destoante dos padrões de cobertura internacional identificados há quase 40 anos pelo estudo global realizado pela UNESCO e batizado como Foreign News Study. Na cobertura sobre o Brasil, – pelo menos até o final do ano de 2014 – predominam temas econômicos, enquanto questões políticas têm pouca visibilidade. Em relação a outros países da América Latina, o Brasil possui a imagem mais equilibrada (ou seja, pequeno grau do fator negativismo) e uma quantidade considerável de artigos culturais. Estudos futuros devem analisar o impacto da virada política conservadora na imagem do país a longo prazo. |
id |
INTERCOM-1_7b81068c92f131a3091951e5d2d294e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442020000300115 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1cobertura internacionalimagem brasileiracritérios de noticiabilidadeNOMICcaracterísticas estruturais de coberturas internacionaisResumo Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem do Brasil produzida pela imprensa alemã de 2000 a 2014 por meio de análise quantitativa de conteúdo, com base em uma amostra de 742 artigos. O estudo considera, primeiramente, os dois principais jornais alemães de circulação nacional – o Süddeutsche Zeitung (SZ) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) –, além do alternativo tageszeitung (taz) de Berlim. Além disso, incluímos a revista política alemã mais relevante do país - a Der Spiegel. Os resultados indicam uma estrutura destoante dos padrões de cobertura internacional identificados há quase 40 anos pelo estudo global realizado pela UNESCO e batizado como Foreign News Study. Na cobertura sobre o Brasil, – pelo menos até o final do ano de 2014 – predominam temas econômicos, enquanto questões políticas têm pouca visibilidade. Em relação a outros países da América Latina, o Brasil possui a imagem mais equilibrada (ou seja, pequeno grau do fator negativismo) e uma quantidade considerável de artigos culturais. Estudos futuros devem analisar o impacto da virada política conservadora na imagem do país a longo prazo.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000300115Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.43 n.3 2020reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844202036info:eu-repo/semantics/openAccessCazzamatta,Reginapor2020-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442020000300115Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2020-12-01T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
title |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
spellingShingle |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 Cazzamatta,Regina cobertura internacional imagem brasileira critérios de noticiabilidade NOMIC características estruturais de coberturas internacionais |
title_short |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
title_full |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
title_fullStr |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
title_full_unstemmed |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
title_sort |
A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 |
author |
Cazzamatta,Regina |
author_facet |
Cazzamatta,Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazzamatta,Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cobertura internacional imagem brasileira critérios de noticiabilidade NOMIC características estruturais de coberturas internacionais |
topic |
cobertura internacional imagem brasileira critérios de noticiabilidade NOMIC características estruturais de coberturas internacionais |
description |
Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem do Brasil produzida pela imprensa alemã de 2000 a 2014 por meio de análise quantitativa de conteúdo, com base em uma amostra de 742 artigos. O estudo considera, primeiramente, os dois principais jornais alemães de circulação nacional – o Süddeutsche Zeitung (SZ) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) –, além do alternativo tageszeitung (taz) de Berlim. Além disso, incluímos a revista política alemã mais relevante do país - a Der Spiegel. Os resultados indicam uma estrutura destoante dos padrões de cobertura internacional identificados há quase 40 anos pelo estudo global realizado pela UNESCO e batizado como Foreign News Study. Na cobertura sobre o Brasil, – pelo menos até o final do ano de 2014 – predominam temas econômicos, enquanto questões políticas têm pouca visibilidade. Em relação a outros países da América Latina, o Brasil possui a imagem mais equilibrada (ou seja, pequeno grau do fator negativismo) e uma quantidade considerável de artigos culturais. Estudos futuros devem analisar o impacto da virada política conservadora na imagem do país a longo prazo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000300115 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442020000300115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844202036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.43 n.3 2020 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129760179257344 |