A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200012 |
Resumo: | Análise da convergência, em nosso país, entre setores de telecomunicações e comunicação de massa audiovisual, por meio da economia política da comunicação e do conceito de empresa em rede. Desdobramento da segunda onda de globalização no segmento audiovisual nacional, a reorganização desta indústria cultural na última década ocorre por meio de participação acionária de corporações de telecomunicações em operações de TV por assinatura, cenário distinto do qual predominavam os oligopólios que historicamente controlaram o mercado brasileiro. Análise dos empreendimentos globais e das alianças estratégicas na aliança entre Globo e Telmex, na fusão entre Sky e DirecTV e na criação da Vivax e de sua incorporação a Net. |
id |
INTERCOM-1_8c096575a23a0c8839032addc7626c79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442011000200012 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicaçõesEconomia Política da ComunicaçãoEmpresa em RedeEstudos de GlobalizaçãoAnálise da convergência, em nosso país, entre setores de telecomunicações e comunicação de massa audiovisual, por meio da economia política da comunicação e do conceito de empresa em rede. Desdobramento da segunda onda de globalização no segmento audiovisual nacional, a reorganização desta indústria cultural na última década ocorre por meio de participação acionária de corporações de telecomunicações em operações de TV por assinatura, cenário distinto do qual predominavam os oligopólios que historicamente controlaram o mercado brasileiro. Análise dos empreendimentos globais e das alianças estratégicas na aliança entre Globo e Telmex, na fusão entre Sky e DirecTV e na criação da Vivax e de sua incorporação a Net.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200012Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442011000200012info:eu-repo/semantics/openAccessLadeira,João Martinspor2012-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442011000200012Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2012-06-11T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
title |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
spellingShingle |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações Ladeira,João Martins Economia Política da Comunicação Empresa em Rede Estudos de Globalização |
title_short |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
title_full |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
title_fullStr |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
title_full_unstemmed |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
title_sort |
A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações |
author |
Ladeira,João Martins |
author_facet |
Ladeira,João Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeira,João Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Política da Comunicação Empresa em Rede Estudos de Globalização |
topic |
Economia Política da Comunicação Empresa em Rede Estudos de Globalização |
description |
Análise da convergência, em nosso país, entre setores de telecomunicações e comunicação de massa audiovisual, por meio da economia política da comunicação e do conceito de empresa em rede. Desdobramento da segunda onda de globalização no segmento audiovisual nacional, a reorganização desta indústria cultural na última década ocorre por meio de participação acionária de corporações de telecomunicações em operações de TV por assinatura, cenário distinto do qual predominavam os oligopólios que historicamente controlaram o mercado brasileiro. Análise dos empreendimentos globais e das alianças estratégicas na aliança entre Globo e Telmex, na fusão entre Sky e DirecTV e na criação da Vivax e de sua incorporação a Net. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442011000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-58442011000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.34 n.2 2011 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129758982832128 |