Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino,Luís Mauro Sá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021
Resumo: Resumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.
id INTERCOM-1_903c67fd045ce72368a57209ab6ccb7f
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442018000300021
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”Teoria da ComunicaçãoFluxo em Duas EtapasEpistemologiaLazarsfeldResumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.41 n.3 2018reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201831info:eu-repo/semantics/openAccessMartino,Luís Mauro Sápor2019-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442018000300021Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-01-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
title Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
spellingShingle Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
Martino,Luís Mauro Sá
Teoria da Comunicação
Fluxo em Duas Etapas
Epistemologia
Lazarsfeld
title_short Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
title_full Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
title_fullStr Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
title_full_unstemmed Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
title_sort Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
author Martino,Luís Mauro Sá
author_facet Martino,Luís Mauro Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino,Luís Mauro Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Comunicação
Fluxo em Duas Etapas
Epistemologia
Lazarsfeld
topic Teoria da Comunicação
Fluxo em Duas Etapas
Epistemologia
Lazarsfeld
description Resumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.41 n.3 2018
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759826935809