Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021 |
Resumo: | Resumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação. |
id |
INTERCOM-1_903c67fd045ce72368a57209ab6ccb7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442018000300021 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”Teoria da ComunicaçãoFluxo em Duas EtapasEpistemologiaLazarsfeldResumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.41 n.3 2018reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201831info:eu-repo/semantics/openAccessMartino,Luís Mauro Sápor2019-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442018000300021Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-01-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
title |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
spellingShingle |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” Martino,Luís Mauro Sá Teoria da Comunicação Fluxo em Duas Etapas Epistemologia Lazarsfeld |
title_short |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
title_full |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
title_fullStr |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
title_full_unstemmed |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
title_sort |
Lendo “The People’s Choice” no seu 70o aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais” |
author |
Martino,Luís Mauro Sá |
author_facet |
Martino,Luís Mauro Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino,Luís Mauro Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Comunicação Fluxo em Duas Etapas Epistemologia Lazarsfeld |
topic |
Teoria da Comunicação Fluxo em Duas Etapas Epistemologia Lazarsfeld |
description |
Resumo Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet “The People´s Choice”, publicada em 1948. O objetivo é discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de “líder de opinião”, “influência pessoal” e “fluxo em duas etapas” no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histórico e epistemológico permite observar pelo menos três aspectos: (1) a validade contemporânea da noção de “influência” como categoria analítica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de “líder de opinião” ou “influenciador” no fluxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.41 n.3 2018 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759826935809 |